Em um mercado altamente competitivo, é essencial buscar meios de destacar o seu posto de combustível entre os demais concorrentes, oferecendo serviços e opções que agradam os clientes diretos e indiretos.

As perguntas que você deve sempre se fazer são: Por que o consumidor deve abastecer no meu posto e não nos demais? Quais são as razões que os clientes vão optar pelos meus produtos ou serviços?

A partir disso, é possível traçar metas mais assertivas, se reinventar e organizar planos para se diferenciar da concorrência no mercado de combustíveis.

Quer saber mais? Então, continue a leitura e confira a lista de dicas úteis que preparamos para você!

 

 

Como se diferenciar da concorrência: 7 dicas úteis

1. Conheça o mercado

O primeiro passo para diferenciar da concorrência é conhecer o mercado o qual você está inserido, ou seja, analisar a concorrência.

Pode até parecer uma tarefa simples, mas é muito importante analisar o seu negócio e também o dos seus concorrentes para entender como eles fazem o atendimento, quais são os principais produtos vendidos, precificação, entre outros.

É a partir disso que você não só fica por dentro da média dos preços e padrões de qualidade, como também tem uma visão ampla para inovação entre os demais. Dessa forma você sempre estará um passo à frente!

 

 

2. Adote uma boa estratégia de precificação

As estratégias de precificação são métodos realizados para definir o preço de um determinado produto ou serviço, de forma que ele ofereça lucro para o empreendimento.

Para diferenciar da concorrência no mercado de combustíveis, é essencial que você leve em consideração os preços praticados pela concorrência, monitorando não só os valores da região, como também em todo o país. Como está sendo a demanda de combustíveis?

Além disso, estude a possibilidade de oferecer bons preços e promoções de serviços extras, chamando a atenção dos clientes e conquistando novos consumidores.

 

 

3. Invista em atendimento ágil e eficiente

Definitivamente, uma das características principais que destacam uma empresa das demais é a forma como elas tratam os seus clientes. Qual é a experiência que o seu negócio garante ao consumidor?

Por isso, é essencial que o gestor responsável capacite a sua equipe para proporcionar o melhor atendimento possível, prezando sempre pela educação, agilidade e eficiência. Invista em treinamentos, trocas de informações e demais métodos que podem auxiliar nessa aprendizagem.

Para se diferenciar da concorrência no mercado de combustíveis, garanta uma experiência impecável!

 

 

4. Ofereça serviços adicionais para seus clientes

Uma coisa é certa: os serviços do seu posto de gasolina não devem ser encerrados no momento em que a bomba desarma.

Serviços adicionais vão garantir o diferencial competitivo que o seu posto precisa, sendo uma excelente forma de gerar fidelidade e credibilidade ao estabelecimento.

Leia mais: 10 serviços oferecidos em posto de gasolina

 

 

 



5. Divulgue suas ofertas e serviços

Sabemos que o investimento na infraestrutura, preços e serviços oferecidos é muito importante, mas um bom marketing também é essencial para divulgar o estabelecimento!

Para destacar o seu posto de gasolina entre os demais, divulgue todas as suas ofertas e serviços, além da localização e diferenciais do negócio.

Confira abaixo algumas estratégias que você pode adotar:

  • Placas na estrada;
  • Investimento em redes sociais;
  • Propagandas na rádio ou TV;
  • Parcerias com outros estabelecimentos;
  • Banners e decoração no posto, entre outros.

 

 

6. Adote programas de fidelidade ou cashback

Programas de fidelidade ou cashback é uma das recompensas mais valorizadas, atraindo consumidores e aumentando o seu faturamento mensal.

Os mais comuns são o de pontuação, em que cada compra gera pontos que podem posteriormente serem trocados por descontos, milhas aéreas, eventos, cinema, entre outros benefícios.

Avalie as possibilidades e invista na técnica para diferenciar o seu posto da concorrência no mercado de combustíveis!

 

 

7. Faça boas parcerias

Contar com bons parceiros também é essencial para destacar o seu posto. Por isso, busque por empresas e parcerias qualificadas e associe-se com empresas de prestígio no mercado, como a Watt!

Somos uma distribuidora de combustíveis com um processo completo de bandeiramento, oferecendo produtos de maior qualidade, preços competitivos e relacionamento transparente com o cliente.

Seja um parceiro Watt e conheça os benefícios que preparamos para você.