Os postos de combustíveis estão relacionados à conveniência e mobilidade. Atualmente, são quase 70 milhões de veículos circulando nas estradas do Brasil e, com um número desse porte, abastecer um veículo automotor tornou-se uma atividade incorporada à rotina de grande parte da população.
Conhecido por sua alta lucratividade, possibilidade de expansão e diversidade do público-alvo, o mercado dos postos de gasolina atrai o interesse de muitos investidores. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ter um recurso financeiro não é a única necessidade para fazer um projeto de posto de combustível.
O investimento exige bastante estudo para adquirir conhecimentos capazes de melhorar a gestão do negócio e, neste artigo, separamos as principais informações e passo a passo para elaborar um bom projeto de posto. Continue a leitura!
Projeto de posto de gasolina: por onde começar?
O primeiro passo para iniciar o projeto de um posto de gasolina é conhecer o mercado, isto é, onde a sua empresa estará envolvida.
Ao investir em um posto de combustível, o empresário possui duas opções: adotar uma bandeira ou se tornar um posto bandeira branca. Na primeira opção, o empresário e investidor deve levar em conta alguns aspectos, como a duração do contrato, a quantidade de subsídios que a distribuidora disponibilizará na construção do posto e a qualidade e o preço do combustível fornecido por essa distribuidora. Na segunda opção, por outro lado, o investidor não precisa lidar com contratos de outras empresas pré-estabelecidos, mas deverá arcar com todo o custo da construção do estabelecimento.
Além disso, é importante entender que o público consumidor desse setor é heterogêneo e está presente em todas as classes sociais, sexos e faixas etárias — em outras palavras, o público abrange toda a sociedade. Portanto, é preciso investir em ações para todas as pessoas.
De acordo com informações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foram consumidos 139,5 bilhões de litros de combustíveis no ano de 2021. Nos primeiros cinco meses de 2022, esse número já atingiu a marca de 56,7 bilhões.
Como a tendência do mercado é que a frota veicular continue crescendo, temos então, como consequência, o crescimento também dos segmentos de postos de combustíveis.
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1. Estude as exigências legais
Como em qualquer outro estabelecimento, leis e normas técnicas fazem parte da rotina de qualquer posto de gasolina. Afinal, é imprescindível que o local e os produtos oferecidos sejam seguros e confiáveis.
Portanto, para elaborar um bom projeto de posto de combustíveis, estude as exigências legais e faça uma consulta prévia com a prefeitura do local onde o posto será instalado. Atente-se à alguns pontos, como:
- Licenciamento ambiental;
- Alvará do Corpo de Bombeiros;
- Alvará de Funcionamento da Prefeitura;
- Cadastro na Agência Nacional de Petróleo.
2. Escolha a localização com cuidado
Assim como o estudo do mercado e das exigências legais, é essencial estudar também a localização do seu posto de gasolina, levando sempre em conta algumas questões, como: tráfego, direção e volume de veículos.
Podemos dizer que a localização de um posto de combustível é um dos principais fatores para o sucesso do empreendimento.
Nesse sentido, marque como prioridade no seu projeto avaliar pontos como:
- Acessibilidade e visualização do seu posto de gasolina;
- Infraestrutura: o local possui acesso a energia elétrica, telefonia, internet e sistema de água e esgoto?
- O local está propenso a desastres naturais? Tenha cuidado com as zonas de risco;
- Custos do local: aluguel, prazo de contrato, reajustes e reformas, se necessário.
Em grande parte dos municípios, as atividades econômicas são regulamentadas pelo Plano Diretor Urbano (PDU), que determina o tipo de atividade que pode funcionar em determinado endereço.
3. Conheça a estrutura necessária
Como citamos anteriormente, o investimento em postos de gasolina exige bastante estudo para adquirir conhecimentos capazes de melhorar a gestão do negócio. Por isso, pesquise quais são os equipamentos necessários para o funcionamento do posto, como bombas de combustível, balcão para o caixa e a área utilizada para o armazenamento de produtos complementares e número de funcionários.
Um posto de gasolina médio conta, aproximadamente, com 900m² de área urbana ou 5000m² em áreas de rodovias. Em modelos que funcionam de 7h às 21h, por exemplo, pode-se começar com sete frentistas e um gerente.
Além disso, muitos empreendedores aproveitam o espaço físico do posto de gasolina para ampliar os lucros do investimento. Em um projeto de posto, estude a possibilidade de oferecer diversos serviços na área que complementa o atendimento ao cliente, como a instalação de lanchonetes, farmácias, oficinas mecânicas, borracharias etc.
Leia mais: 10 serviços oferecidos em posto de gasolina
Qual o investimento de um projeto de posto de combustível?
Depois dessas dicas, você deve estar se perguntando: qual valor eu preciso para investir em um projeto de posto de gasolina?
De forma geral, o valor gira em torno de R$600 mil a R$1,5 milhão e estima-se que o retorno sobre esse investimento seja alcançado em até 18 meses. No entanto, é importante ressaltar que cada posto requer um valor específico, considerando sua área, número de funcionários, município de instalação e serviços oferecidos — por isso é tão importante estudar o mercado e fazer uma comparação com outros estabelecimentos do local.
O lucro de um posto de gasolina também pode variar: depois do período de retorno do investimento,estima-se um faturamento mensal entre 40 a 80 mil reais.
Lembre-se, inclusive, de incluir nos seus custos para o investimento de um projeto de posto de combustível fatores, como:
- Mobiliário para área administrativa;
- Equipamentos;
- Construção e reformas;
- Despesas de registro da empresa e taxas;
- Capital de giro para sustentar o negócio em seus primeiros meses de atividade.
Organize o seu processo produtivo e invista na divulgação!
Depois de todas as etapas anteriores estarem finalizadas e bem definidas, é a hora de organizar o processo produtivo do seu posto:
- Compra de produtos;
- Atendimento ao cliente.
- Administração;
- Reposição de estoque.
Tais processos são fundamentais para o andamento do negócio e, depois que estiverem completos, o próximo passo é divulgar o estabelecimento. Para conseguir um maior alcance, é possível vincular a divulgação do posto nas redes sociais, com a criação de um site próprio e até mesmo propagandas de TV.
A Watt ajuda você a desenvolver o projeto do seu posto de combustível!
A Watt foi fundada há mais de 20 anos com a missão de ser uma distribuidora que atendesse os postos de gasolina com produtos de qualidade, preços justos, comprometimento e atendimento diferenciado.
Nesses anos de história, treze foram dedicados ao atendimento a postos com bandeira branca e grandes consumidores, quando vimos a necessidade de iniciar o processo de bandeiramento.
A partir daí, capacitamos novos profissionais e desenvolvemos projetos de inúmeros postos de combustíveis com a energia que rende MAIS!
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