Observe os postos de gasolina que estão à sua volta: quantos utilizam uma boa estratégia de marketing para o estabelecimento? Não são muitos, não é mesmo?

A verdade é que muitos empreendedores ainda negligenciam o poder que essas estratégias têm no dia a dia da empresa, o que é um grande erro.

Como sempre citamos aqui no blog da Watt, os serviços do seu posto não devem ser encerrados no momento em que a bomba desarma. Nesse sentido, garantir uma experiência completa ao consumidor através de um bom planejamento de marketing é o que vai diferenciar o estabelecimento dos demais, conquistando a confiança do seu público-alvo e aumentando a lucratividade do negócio.

Pode até parecer desafiador no início, mas a solução é bem mais simples do que parece. E para te ajudar a começar a alavancar o seu posto de gasolina no mercado, elaboramos este artigo com 6 estratégias úteis de marketing para colocar em prática! Continue lendo!

 

6 estratégias de marketing para posto de gasolina

1. Programa de fidelidade

Os programas de fidelidade são estratégias bastante utilizadas em postos de gasolina e que consistem em oferecer vantagens para o cliente que regularmente faz uso dos serviços e produtos do estabelecimento.

Em outras palavras, o programa é como um serviço de troca e recompensa aos consumidores mais fiéis e, definitivamente, atrai muitos outros clientes.

Os mais comuns estão relacionados com o acúmulo de pontos no cartão de crédito, mas você pode optar também por promoções, brindes e sorteios no geral. O importante é ser criativo com a gratificação!

 

2. Atendimento diferenciado aos clientes

Outra estratégia de marketing fundamental para postos de combustíveis é a preparação da equipe para um atendimento diferenciado aos clientes.

Essa talvez seja uma das dicas mais simples e importantes para o sucesso do seu empreendimento: de acordo com uma pesquisa recente feita pela empresa de desenvolvimento de software Zendesk, mais de 50% dos consumidores tendem a voltar a comprar um produto ou serviço após serem bem atendidos.

Dessa forma, é fundamental investir em capacitações para garantir que os seus colaboradores estejam prontos para qualquer atendimento: desde serviços simples como o abastecimento, até os mais complexos e demorados. 

 

3. Ofereça serviços adicionais

Oferecer serviços extras em seu estabelecimento é a grande chave para o diferencial competitivo. 

Com tantos postos de gasolina espalhados pelo país, a pergunta que você deve se fazer é: por que o cliente deve escolher o meu posto de combustível e não o da concorrência?

É exatamente por isso que você deve buscar por serviços extras até mesmo para pessoas que não possuem um veículo, como uma forma de gerar fidelidade e credibilidade ao estabelecimento.

Confira alguns exemplos para você se inspirar:

  • Lojas de conveniência;
  • Troca de óleo;
  • Calibragem de pneus e borracharia;
  • Caixa eletrônico 24 horas;
  • Mini mercado;
  • Banheiro família, entre outros.

Leia mais: 10 serviços oferecidos em posto de gasolina

 

4. Estética de limpeza do posto

Outro ponto fundamental para aumentar a lucratividade do seu posto de gasolina é cuidar da aparência do estabelecimento.

Você com certeza já deve ter ouvido falar que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Nesse sentido, preocupe-se com a imagem que o seu posto está passando para os consumidores.

De forma geral, quanto mais atrativo, mais clientes vão entrar no seu estabelecimento. Por isso, esteja de olho na estética de limpeza e mantenha o local sempre limpo, higienizado e organizado.

 

 

5. Promoções e descontos em dias específicos

As promoções são excelentes alternativas não só para atrair novos clientes, como também fidelizar os que já você têm. 

Para que isso aconteça de forma simples e efetiva, trabalhe com metas e avalie constantemente o resultado dessas ofertas. Aqui, é importante que a iniciativa seja boa para os seus consumidores e também para o estabelecimento.

Veja a seguir algumas opções para você se inspirar:

  • Um dia específico da semana com desconto em determinado produto ou serviço;
  • Parceria com oficinas mecânicas ou associações que ofereçam desconto;
  • Promoções de um serviço exclusivo do seu posto, entre outros.

 

6. Parcerias com outras empresas

Parcerias no mercado de trabalho são fundamentais e, em grande parte dos casos, sinônimo de crescimento!

Nesse sentido, uma boa estratégia de marketing para o seu posto de gasolina pode ser a ligação com outro estabelecimento ou marca. Busque por empresas e parcerias qualificadas e associe-se com instituições de prestígio no mercado, como a Watt!

Leia mais: Como iniciar no setor de combustíveis e ter um negócio lucrativo

 

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Produtos de melhor qualidade, preços competitivos, combustível legalmente e tributariamente seguros no mercado e relacionamento transparente com o cliente — tudo isso faz parte do que é ser Watt.

Somos uma distribuidora de combustíveis com um processo completo de bandeiramento há mais de 20 anos no mercado e desenvolvemos uma marca forte e respeitada no Centro-Oeste do país.

Estamos prontos para, junto com você, alavancar o seu posto de combustível e aumentar a lucratividade do negócio! Então, que tal dar o próximo passo?