Os postos de combustíveis estão relacionados à conveniência e mobilidade. Atualmente, são quase 70 milhões de veículos circulando nas estradas do Brasil e, com um número desse porte, abastecer um veículo automotor tornou-se uma atividade incorporada à rotina de grande parte da população.

Conhecido por sua alta lucratividade, possibilidade de expansão e diversidade do público-alvo, o mercado dos postos de gasolina atrai o interesse de muitos investidores. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ter um recurso financeiro não é a única necessidade para fazer um projeto de posto de combustível.

O investimento exige bastante estudo para adquirir conhecimentos capazes de melhorar a gestão do negócio e, neste artigo, separamos as principais informações e passo a passo para elaborar um bom projeto de posto. Continue a leitura!

 

Projeto de posto de gasolina: por onde começar?

O primeiro passo para iniciar o projeto de um posto de gasolina é conhecer o mercado, isto é, onde a sua empresa estará envolvida.

Ao investir em um posto de combustível, o empresário possui duas opções: adotar uma bandeira ou se tornar um posto bandeira branca. Na primeira opção, o empresário e investidor deve levar em conta alguns aspectos, como a duração do contrato, a quantidade de subsídios que a distribuidora disponibilizará na construção do posto e a qualidade e o preço do combustível fornecido por essa distribuidora. Na segunda opção, por outro lado, o investidor não precisa lidar com contratos de outras empresas pré-estabelecidos, mas deverá arcar com todo o custo da construção do estabelecimento.

Além disso, é importante entender que o público consumidor desse setor é heterogêneo e está presente em todas as classes sociais, sexos e faixas etárias — em outras palavras, o público abrange toda a sociedade. Portanto, é preciso investir em ações para todas as pessoas.

De acordo com informações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foram consumidos 139,5 bilhões de litros de combustíveis no ano de 2021. Nos primeiros cinco meses de 2022, esse número já atingiu a marca de 56,7 bilhões.

Como a tendência do mercado é que a frota veicular continue crescendo, temos então, como consequência, o crescimento também dos segmentos de postos de combustíveis.

Leia mais: Bandeira de posto de gasolina: saiba como escolher a ideal

 

1. Estude as exigências legais

Como em qualquer outro estabelecimento, leis e normas técnicas fazem parte da rotina de qualquer posto de gasolina. Afinal, é imprescindível que o local e os produtos oferecidos sejam seguros e confiáveis.

Portanto, para elaborar um bom projeto de posto de combustíveis, estude as exigências legais e faça uma consulta prévia com a prefeitura do local onde o posto será instalado. Atente-se à alguns pontos, como:

  • Licenciamento ambiental;
  • Alvará do Corpo de Bombeiros;
  • Alvará de Funcionamento da Prefeitura;
  • Cadastro na Agência Nacional de Petróleo.

 

2. Escolha a localização com cuidado

Assim como o estudo do mercado e das exigências legais, é essencial estudar também a localização do seu posto de gasolina, levando sempre em conta algumas questões, como: tráfego, direção e volume de veículos.

Podemos dizer que a localização de um posto de combustível é um dos principais fatores para o sucesso do empreendimento.

Nesse sentido, marque como prioridade no seu projeto avaliar pontos como:

  • Acessibilidade e visualização do seu posto de gasolina;
  • Infraestrutura: o local possui acesso a energia elétrica, telefonia, internet e sistema de água e esgoto?
  • O local está propenso a desastres naturais? Tenha cuidado com as zonas de risco;
  • Custos do local: aluguel, prazo de contrato, reajustes e reformas, se necessário.

Em grande parte dos municípios, as atividades econômicas são regulamentadas pelo Plano Diretor Urbano (PDU), que determina o tipo de atividade que pode funcionar em determinado endereço.

 

3. Conheça a estrutura necessária

Como citamos anteriormente, o investimento em postos de gasolina exige bastante estudo para adquirir conhecimentos capazes de melhorar a gestão do negócio. Por isso, pesquise quais são os equipamentos necessários para o funcionamento do posto, como bombas de combustível, balcão para o caixa e a área utilizada para o armazenamento de produtos complementares e número de funcionários.

Um posto de gasolina médio conta, aproximadamente, com 900m² de área urbana ou 5000m² em áreas de rodovias. Em modelos que funcionam de 7h às 21h, por exemplo, pode-se começar com sete frentistas e um gerente.

 

 

Além disso, muitos empreendedores aproveitam o espaço físico do posto de gasolina para ampliar os lucros do investimento. Em um projeto de posto, estude a possibilidade de oferecer diversos serviços na área que complementa o atendimento ao cliente, como a instalação de lanchonetes, farmácias, oficinas mecânicas, borracharias etc.

Leia mais: 10 serviços oferecidos em posto de gasolina

 

Qual o investimento de um projeto de posto de combustível?

Depois dessas dicas, você deve estar se perguntando: qual valor eu preciso para investir em um projeto de posto de gasolina?

De forma geral, o valor gira em torno de R$600 mil a R$1,5 milhão e estima-se que o retorno sobre esse investimento seja alcançado em até 18 meses. No entanto, é importante ressaltar que cada posto requer um valor específico, considerando sua área, número de funcionários, município de instalação e serviços oferecidos — por isso é tão importante estudar o mercado e fazer uma comparação com outros estabelecimentos do local. 

O lucro de um posto de gasolina também pode variar: depois do período de retorno do investimento,estima-se um faturamento mensal entre 40 a 80 mil reais.

Lembre-se, inclusive, de incluir nos seus custos para o investimento de um projeto de posto de combustível fatores, como:

  • Mobiliário para área administrativa;
  • Equipamentos;
  • Construção e reformas;
  • Despesas de registro da empresa e taxas;
  • Capital de giro para sustentar o negócio em seus primeiros meses de atividade.

 

Organize o seu processo produtivo e invista na divulgação!

Depois de todas as etapas anteriores estarem finalizadas e bem definidas, é a hora de organizar o processo produtivo do seu posto:

  1. Compra de produtos;
  2. Atendimento ao cliente.
  3. Administração;
  4. Reposição de estoque.

Tais processos são fundamentais para o andamento do negócio e, depois que estiverem completos, o próximo passo é divulgar o estabelecimento. Para conseguir um maior alcance, é possível vincular a divulgação do posto nas redes sociais, com a criação de um site próprio e até mesmo propagandas de TV.

 

A Watt ajuda você a desenvolver o projeto do seu posto de combustível!

A Watt foi fundada há mais de 20 anos com a missão de ser uma distribuidora que atendesse os postos de gasolina com produtos de qualidade, preços justos, comprometimento e atendimento diferenciado.

Nesses anos de história, treze foram dedicados ao atendimento a postos com bandeira branca e grandes consumidores, quando vimos a necessidade de iniciar o processo de bandeiramento.

A partir daí, capacitamos novos profissionais e desenvolvemos projetos de inúmeros postos de combustíveis com a energia que rende MAIS!

Conte conosco para que as etapas acima sejam concluídas com toda a eficiência, seriedade e agilidade que o seu posto precisa.