Quem precisa fazer consumo de combustível periodicamente ou fechar contrato para uma frota de veículos, sabe que qualidade e confiança são alguns dos principais fatores para a tomada de decisão na hora de escolher um posto de combustível.
Neste artigo, vamos apresentar o posto de bandeira branca e quais as principais vantagens e desvantagens na hora de fazer a escolha por este tipo de modalidade.
Para começar, vamos falar um pouco sobre a definição, a diferença em relação a um posto bandeirado e as principais vantagens econômicas no fornecimento de posto de bandeira branca.
Você também vai conhecer as desvantagens do posto sem bandeira e saber quais as dificuldades você pode encontrar na hora de fechar um contrato ou escolher este tipo de posto para o abastecimento do seu veículo.
Vamos a leitura!
O que é um posto bandeira branca
No geral, o termo “posto bandeira branca” está relacionado aos estabelecimentos que não envolvem nenhuma distribuidora em seu processo de abertura ou reforma. Isso garante autonomia durante a busca pelos revendedores e liberdade para gerenciar a empresa sem outras intervenções.
Como consequência dessa falta de obrigação contratual com a distribuidora, o posto bandeira branca possui grande flexibilidade para negociar seus preços, gerando uma diferença no valor dos combustíveis que pode ser repassado ao consumidor final.
Essa liberdade, no entanto, pode colocar o posto sem bandeira em algumas armadilhas comerciais, uma vez que o estabelecimento pode encontrar dificuldades de negociação em determinados períodos do ano, exatamente pela falta de vínculo.
Acompanhe com mais detalhes, as principais vantagens e desvantagens do posto de gasolina com bandeira branca.
Leia também: Bandeira de posto de gasolina: saiba como escolher a ideal
Vantagens do posto bandeira branca
Não ter uma relação comercial firmada com a distribuidora pode ser bastante vantajoso para um estabelecimento. Conheça as principais vantagens do posto sem bandeira:
Liberdade na gestão
Uma coisa é certa: a partir do momento em que o contrato com a distribuidora é estabelecido, algumas regras da empresa têm que ser seguidas.
No posto bandeira branca, é possível gerir o negócio sem a intervenção de um agente externo. Essa liberdade, possibilita uma autonomia nos negócios para flexibilizar fatores que vão desde a identidade visual do posto até a capacidade de escolher o portfólio de produtos e serviços que serão oferecidos no estabelecimento.
Marketing 100% com a cara do dono
Um posto bandeira branca permite que o dono do estabelecimento crie a sua própria marca, a ponto de fazê-la um sucesso para competir com grandes postos bandeirados.
Além disso, o posto sem bandeira permite que o gestor divulgue as melhores campanhas para o posto de acordo com o público local e a sua própria realidade.
Preços mais baixos
Definitivamente, o preço mais baixo é um fator bastante vantajoso do posto de bandeira branca.
Isso acontece porque o estabelecimento tem a liberdade de procurar o fornecedor com o melhor preço, ao contrário de um posto de bandeira que não pode quebrar o seu contrato e comprar combustível de um estabelecimento mais barato.
Desvantagens do posto bandeira branca
Continue a leitura para conferir as desvantagens encontradas pelos postos sem bandeira:
Dificuldade nas negociações
Enquanto os postos com bandeira já possuem contrato com uma distribuidora, os postos de bandeira branca precisam fazer negócio para encontrar as melhores opções para o estabelecimento.
Em períodos de pré alta, por exemplo, o posto bandeira branca pode encontrar dificuldade para encontrar um fornecedor interessado em fazer a venda por um preço justo.
Isso acontece porque esses períodos são marcados pelo reabastecimento do estoque de grandes postos antes que o valor do combustível seja alterado. Em resumo, com tantos compromissos e pedidos de postos bandeirados e mais consolidados no mercado, poucas distribuidoras se arriscam a negociar um alto volume com um posto sem bandeira.
Investimento por conta própria
Aqui, o investimento é feito por conta própria — afinal, o posto bandeira branca não conta com o suporte financeiro e equipamento fornecido por outros postos.
Se o posto não tiver uma equipe de gestão com experiência e eficiência, pode encontrar dificuldade para gerir o negócio e fechar contratos vantajosos para o estabelecimento, perdendo assim clientes para a concorrência, incluindo postos bandeirados.
Desconfiança
O posto sem bandeira surgiu na década de 1990 e desde o início já surgiram rumores sobre a qualidade do combustível, além dos casos de combustível adulterado nesse tipo de estabelecimento.
Dessa forma, o posto bandeira branca conta com a desconfiança de parte da população e precisa trabalhar sua reputação com mais cuidado, quando comparado com os postos com bandeira.
Postos com bandeira ou sem bandeira: qual escolher?
Apesar das desvantagens apresentadas acima, muitos revendedores e investidores encaram o posto bandeira branca como uma excelente oportunidade.
Recentemente, está sendo possível acompanhar o aumento dos postos sem bandeira e uma grande prova disso é a venda direta de etanol das usinas para postos independentes, sem nenhum impedimento da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
No entanto, quem precisar escolher um posto de combustível para consumo individual ou frota da empresa também precisa colocar na balança se as oscilações do mercado não podem prejudicar o contrato ou o fornecimento.
Fique atento a todos esses fatores antes de fazer a sua escolha.