Gerenciar um posto de combustíveis com sucesso e maximizar as vendas do estabelecimento envolve muito mais do que apenas disponibilizar combustível de qualidade. Como sempre dizemos aqui no blog da Watt, os serviços do seu posto não devem ser encerrados no momento em que a bomba desarma.

De forma geral, é necessário um planejamento estratégico cuidadoso, que abrange desde a escolha do local até o atendimento ao cliente e a implementação de promoções. 

Neste artigo, você vai conferir os principais aspectos que donos e gestores de postos de combustíveis devem considerar para vender mais e se destacar no mercado competitivo. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

 

Pontos que o seu posto de combustíveis precisa para vender muito

Localização estratégica

Definitivamente, a localização é um dos fatores mais críticos para o sucesso de um posto de combustíveis.

Um posto bem posicionado atrai naturalmente mais clientes e facilita o acesso dos mesmo. Afinal, estabelecimentos situados em áreas de grande fluxo de veículos, como rodovias movimentadas, cruzamentos de grandes avenidas ou regiões próximas a centros comerciais, tendem a ter maior visibilidade e, consequentemente, maior volume de vendas.

Portanto, ao pesquisar sobre a localização ideal para o seu posto, avalie alguns elementos essenciais:

  • Qual a acessibilidade e visualização do local?
  • O posto está localizado em um lugar com acesso a energia elétrica, telefonia, internet e sistema de água e esgoto?
  • O local é propenso a desastres naturais?
    • Como são as receitas e despesas dessa localização?
  • O local tem espaço para todas as instalações? Como bombas de combustíveis, áreas de serviço e lojas de conveniência, por exemplo.

→ Leia também: Como colocar meu posto de combustíveis no Google Maps?

Análise dos concorrentes

Outro ponto que o seu posto de combustíveis precisa para vender muito e provavelmente negligencia é a análise detalhada dos concorrentes na região.

Nesse sentido, conhecer a quantidade de postos existentes, os serviços que oferecem, os preços praticados e a qualidade do atendimento pode fornecer insights valiosos para diferenciar o seu negócio.

Identificar as fraquezas dos concorrentes e explorar nichos de mercado pouco atendidos pode ser uma estratégia eficaz para atrair mais clientes!

 

Variedade de serviços

No geral, a base de um posto de combustíveis é sempre a mesma: o abastecimento. 

Com tamanha semelhança entre um estabelecimento e outro, a pergunta que você deve se fazer é: por que o cliente deve escolher o meu posto de combustível e não o da concorrência?

Dessa forma, oferecer uma variedade de serviços é uma maneira eficaz de aumentar a lucratividade de um posto de combustíveis. Além do abastecimento, também é possível incluir serviços como:

  • Troca de óleo;
  • Lavagem de veículos;
  • Lojas de conveniência;
  • Restaurantes, entre outros.

A diversificação de serviços não somente aumenta o ticket médio das vendas, mas também incentiva a fidelização dos clientes.

 

 

Atendimento de qualidade

Você já teve vontade de voltar em um estabelecimento só por conta do excelente atendimento?

De fato, a estratégia é um grande diferencial em qualquer setor — e se tratando de postos de combustíveis não é diferente.

Dessa forma, treinar a equipe para oferecer um atendimento rápido, eficiente e cordial pode fazer toda a diferença na percepção do cliente.

Afinal, um atendimento de qualidade cria uma experiência positiva, incentivando os clientes a retornarem e recomendarem o posto a outras pessoas.

Leia também: Como gerenciar as redes sociais de um posto de combustível

 

Preços competitivos e promoções

Manter preços competitivos é crucial para atrair e reter clientes. No entanto, além de preços atrativos, a implementação de promoções regulares pode auxiliar a impulsionar as vendas.

Programas de fidelidade, descontos para clientes frequentes, promoções sazonais e combos de produtos são algumas das estratégias que podem ser adotadas. Essas iniciativas não só atraem novos clientes, mas também incentivam os atuais a consumirem mais!

 

Manutenção e apresentação do posto

Outro ponto fundamental que um posto de combustíveis precisa para vender muito é a manutenção e a apresentação do estabelecimento — apesar de serem fatores extremamente negligenciados.

A verdade é que um posto limpo, organizado e bem sinalizado transmite confiança e segurança aos clientes. Por isso, mantenha as instalações em bom estado de conservação, incluindo as bombas de combustível, banheiros e áreas comuns.

Lembre-se sempre de proporcionar uma boa experiência ao cliente e evitar problemas operacionais.

 

Escolha da bandeira

A escolha da bandeira sob a qual o posto irá operar também é uma decisão estratégica importante. 

Esse fator é essencial não só para o dono do estabelecimento, como também para os clientes e consumidores — no mercado de combustíveis, por exemplo, a bandeira de posto pode ser um fator determinante para o sucesso da empresa.

Aqui na Watt, levamos muito a sério os nossos serviços de bandeiramento em uma experiência de mais de 20 anos de mercado. Com o crescimento amplo da empresa no mercado, capacitamos os nossos profissionais, investimentos nas mais altas tecnologias e desenvolvemos uma marca forte e respeitada no Centro-Oeste.

 

 

 

Conclusão

Gerenciar um posto de combustível de forma eficiente e rentável exige um olhar atento para diversos aspectos estratégicos.

Desde a escolha da localização e do terreno até a implementação de uma variedade de serviços e promoções, cada detalhe conta para atrair e fidelizar clientes.

Com a Watt, donos e gestores de postos de combustíveis têm um parceiro confiável e experiente, oferecendo não apenas combustíveis de alta qualidade, mas também o suporte necessário para enfrentar os desafios do mercado e alcançar o sucesso!