Não é novidade para ninguém que o mercado de combustíveis é um dos mais lucrativos e seguros do Brasil. No entanto, assim como em qualquer outro tipo de negócio, o investimento exige também bastante estudo para lidar com tamanha competitividade e inovação.

Muito além de recursos financeiros, alguns conhecimentos podem te ajudar (e muito!) a melhorar a gestão do empreendimento e iniciar com o pé direito no setor de combustíveis.

Neste artigo, separamos dicas importantes para você começar essas atividades da melhor forma possível. Acompanhe a seguir!

 

O mercado de combustíveis do Brasil

O mercado de combustíveis brasileiro é regulamentado pela Lei Federal 9.478/97, responsável por flexibilizar o mercado do setor de petróleo e gás natural. De acordo com informações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foram consumidos aproximadamente 143 bilhões de combustíveis em 2022.

Como a tendência do país é que a frota veicular continue crescendo, temos, então, o crescimento também dos segmentos de postos de combustíveis.

Diante de dados tão extensos, uma coisa é certa: os donos de postos que não se adequarem às mudanças e inovações, vão ficar para trás.

Aqui na Watt, a nossa missão é crescer junto com os nossos clientes e parceiros. Por isso, acreditamos na importância de compartilhar dicas e informações com todos para iniciarem no setor de combustível com o pé direito.

Nos tópicos a seguir, você encontra algumas etapas fundamentais para um negócio mais seguro e lucrativo. 

 

7 práticas para iniciar no setor de combustíveis com o pé direito

1. Pesquisa de mercado de planejamento estratégica

O planejamento estratégico é fundamental em todos os setores para definir metas mais assertivas e objetivos dentro do mercado no qual a empresa atua.

Por isso, se você deseja iniciar no setor de combustíveis e ter um negócio ainda mais lucrativo, é fundamental que você realize constantes pesquisas sobre os seus concorrentes. 

Confira a seguir algumas perguntas que podem te ajudar nesse estudo:

  • Quais são as tecnologias mais utilizadas nos postos de combustíveis?
  • Quais são as estratégias empresariais do setor?
  • Qual o faturamento médio dos postos de combustíveis da minha região?
  • Como as equipes de postos de combustíveis são divididas?

 

 

2. Estudar sobre licenças e regulamentações

Como em qualquer outro estabelecimento, leis e normas técnicas fazem parte da rotina de qualquer posto de gasolina. Afinal, é imprescindível que o local e os produtos oferecidos sejam seguros e confiáveis.

Cada estado do país possui sua regulamentação própria, mas existem aquelas exigências legais que regulam o ramo de combustíveis como um todo. São elas:

  1. Consulta prévia na prefeitura: pedido de liberação quanto ao local para a instalação de um posto de combustível;
  2. Licenciamento ambiental: licenças como Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO);
  3. Alvará do Corpo de Bombeiros: certificado oficial que o estabelecimento possui as condições de segurança contra incêndio e pânico previstas na legislação;
  4. Alvará de Funcionamento da prefeitura: permissão de instalação do posto e informações sobre suas condições de funcionamento;
  5. Cadastro na Agência Nacional de Petróleo (ANP): atestando que está tudo correto com o estabelecimento.

Leia mais: Regulamentações e legislações específicas que todo dono de posto de combustíveis deveria saber

 

3. Atenção especial à localização

A localização também é fundamental para o sucesso do seu posto!

Para ter um negócio mais seguro e lucrativo, atente-se à alguns fatores importantes, como:

  • Acessibilidade e visualização do local;
  • Infraestrutura (o local tem acesso à energia elétrica, telefonia e sistema de água e esgoto?);
  • Cuidado com as zonas de risco, evitando locais propensos a desastres naturais;
  • Consulta às exigências da prefeitura;
  • Receitas e despesas no local, como aluguel, prazo de contrato e reajustes, por exemplo.

 

4. Pesquisa de fornecedores

Existem inúmeros fornecedores que oferecem preços, qualidades e características diferenciadas sobre equipamentos e combustíveis necessários para o seu posto de combustível.

Para garantir o sucesso do seu empreendimento, é fundamental fazer uma pesquisa sobre todas as opções do mercado, prezando sempre pela qualidade e transparência com o consumidor. Além disso, certifique-se que os produtos oferecidos são legalmente e tributariamente seguros.

 

5. Pesquisa de infraestrutura e equipamentos

No geral, a estrutura de um posto de combustível é composta por uma área coberta para o atendimento dos clientes, onde os frentistas circulam.

Embaixo dessa instalação, estão localizados alguns equipamentos necessários para o funcionamento do posto, como bombas de combustível, balcão para o caixa e armazenamento de produtos complementares, por exemplo.

Saber, portanto, sobre essa infraestrutura e os equipamentos necessários é fundamental para preparar o local da melhor forma possível. Um posto de combustível médio conta, aproximadamente, com 900m² de área urbana ou 5000m² em áreas de rodovias.

 

6. Investimento em marketing

Pensou que acabou? Claro que não!

O sucesso de um empreendimento vai muito além da preparação do local, a divulgação também é fundamental para garantir o contato com os clientes e formar um canal de vendas.

A amplitude dessa divulgação pode variar de acordo com a dimensão do estabelecimento. Em postos de combustíveis de pequeno porte, por exemplo, a distribuição de flyers e folhetos, assim como a divulgação em outdoors locais já são o suficiente. 

Para postos localizados em rodovias, por outro lado, a divulgação estende-se à utilização de placas alertando sobre o estabelecimento alguns quilômetros antes da chegada do mesmo.

Leia mais: Como se diferenciar da concorrência no mercado de combustíveis

 

7. Atenção às tendências e inovações do setor

Por fim, é fundamental estar sempre atento às tendências do mercado para se manter de pé diante de tamanha competitividade.

O mercado de combustíveis tende a inúmeras inovações nos próximos anos e a busca por bons parceiros é uma excelente forma de estar por dentro de todas as novidades — como a Watt!

Já são mais de 70 postos espalhados pelos estados de Mato Grosso e Goiás e duas bases de distribuição. Em mais de 20 anos de história, investimos nas mais altas tecnologias e desenvolvemos uma marca forte e respeitada no Centro-Oeste.

 

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