Não é novidade para ninguém que o mercado de combustíveis é um dos mais lucrativos e seguros do Brasil. No entanto, assim como em qualquer outro tipo de negócio, o investimento exige também bastante estudo para lidar com tamanha competitividade e inovação.
Muito além de recursos financeiros, alguns conhecimentos podem te ajudar (e muito!) a melhorar a gestão do empreendimento e iniciar com o pé direito no setor de combustíveis.
Neste artigo, separamos dicas importantes para você começar essas atividades da melhor forma possível. Acompanhe a seguir!
O mercado de combustíveis do Brasil
O mercado de combustíveis brasileiro é regulamentado pela Lei Federal 9.478/97, responsável por flexibilizar o mercado do setor de petróleo e gás natural. De acordo com informações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foram consumidos aproximadamente 143 bilhões de combustíveis em 2022.
Como a tendência do país é que a frota veicular continue crescendo, temos, então, o crescimento também dos segmentos de postos de combustíveis.
Diante de dados tão extensos, uma coisa é certa: os donos de postos que não se adequarem às mudanças e inovações, vão ficar para trás.
Aqui na Watt, a nossa missão é crescer junto com os nossos clientes e parceiros. Por isso, acreditamos na importância de compartilhar dicas e informações com todos para iniciarem no setor de combustível com o pé direito.
Nos tópicos a seguir, você encontra algumas etapas fundamentais para um negócio mais seguro e lucrativo.
7 práticas para iniciar no setor de combustíveis com o pé direito
1. Pesquisa de mercado de planejamento estratégica
O planejamento estratégico é fundamental em todos os setores para definir metas mais assertivas e objetivos dentro do mercado no qual a empresa atua.
Por isso, se você deseja iniciar no setor de combustíveis e ter um negócio ainda mais lucrativo, é fundamental que você realize constantes pesquisas sobre os seus concorrentes.
Confira a seguir algumas perguntas que podem te ajudar nesse estudo:
- Quais são as tecnologias mais utilizadas nos postos de combustíveis?
- Quais são as estratégias empresariais do setor?
- Qual o faturamento médio dos postos de combustíveis da minha região?
- Como as equipes de postos de combustíveis são divididas?
2. Estudar sobre licenças e regulamentações
Como em qualquer outro estabelecimento, leis e normas técnicas fazem parte da rotina de qualquer posto de gasolina. Afinal, é imprescindível que o local e os produtos oferecidos sejam seguros e confiáveis.
Cada estado do país possui sua regulamentação própria, mas existem aquelas exigências legais que regulam o ramo de combustíveis como um todo. São elas:
- Consulta prévia na prefeitura: pedido de liberação quanto ao local para a instalação de um posto de combustível;
- Licenciamento ambiental: licenças como Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO);
- Alvará do Corpo de Bombeiros: certificado oficial que o estabelecimento possui as condições de segurança contra incêndio e pânico previstas na legislação;
- Alvará de Funcionamento da prefeitura: permissão de instalação do posto e informações sobre suas condições de funcionamento;
- Cadastro na Agência Nacional de Petróleo (ANP): atestando que está tudo correto com o estabelecimento.
→ Leia mais: Regulamentações e legislações específicas que todo dono de posto de combustíveis deveria saber
3. Atenção especial à localização
A localização também é fundamental para o sucesso do seu posto!
Para ter um negócio mais seguro e lucrativo, atente-se à alguns fatores importantes, como:
- Acessibilidade e visualização do local;
- Infraestrutura (o local tem acesso à energia elétrica, telefonia e sistema de água e esgoto?);
- Cuidado com as zonas de risco, evitando locais propensos a desastres naturais;
- Consulta às exigências da prefeitura;
- Receitas e despesas no local, como aluguel, prazo de contrato e reajustes, por exemplo.
4. Pesquisa de fornecedores
Existem inúmeros fornecedores que oferecem preços, qualidades e características diferenciadas sobre equipamentos e combustíveis necessários para o seu posto de combustível.
Para garantir o sucesso do seu empreendimento, é fundamental fazer uma pesquisa sobre todas as opções do mercado, prezando sempre pela qualidade e transparência com o consumidor. Além disso, certifique-se que os produtos oferecidos são legalmente e tributariamente seguros.
5. Pesquisa de infraestrutura e equipamentos
No geral, a estrutura de um posto de combustível é composta por uma área coberta para o atendimento dos clientes, onde os frentistas circulam.
Embaixo dessa instalação, estão localizados alguns equipamentos necessários para o funcionamento do posto, como bombas de combustível, balcão para o caixa e armazenamento de produtos complementares, por exemplo.
Saber, portanto, sobre essa infraestrutura e os equipamentos necessários é fundamental para preparar o local da melhor forma possível. Um posto de combustível médio conta, aproximadamente, com 900m² de área urbana ou 5000m² em áreas de rodovias.
6. Investimento em marketing
Pensou que acabou? Claro que não!
O sucesso de um empreendimento vai muito além da preparação do local, a divulgação também é fundamental para garantir o contato com os clientes e formar um canal de vendas.
A amplitude dessa divulgação pode variar de acordo com a dimensão do estabelecimento. Em postos de combustíveis de pequeno porte, por exemplo, a distribuição de flyers e folhetos, assim como a divulgação em outdoors locais já são o suficiente.
Para postos localizados em rodovias, por outro lado, a divulgação estende-se à utilização de placas alertando sobre o estabelecimento alguns quilômetros antes da chegada do mesmo.
→ Leia mais: Como se diferenciar da concorrência no mercado de combustíveis
7. Atenção às tendências e inovações do setor
Por fim, é fundamental estar sempre atento às tendências do mercado para se manter de pé diante de tamanha competitividade.
O mercado de combustíveis tende a inúmeras inovações nos próximos anos e a busca por bons parceiros é uma excelente forma de estar por dentro de todas as novidades — como a Watt!
Já são mais de 70 postos espalhados pelos estados de Mato Grosso e Goiás e duas bases de distribuição. Em mais de 20 anos de história, investimos nas mais altas tecnologias e desenvolvemos uma marca forte e respeitada no Centro-Oeste.