Os serviços do seu posto de gasolina não devem ser encerrados no momento em que a bomba desarma. Muito pelo contrário: oferecer serviços extras em seu estabelecimento é a grande chave para o diferencial competitivo.
Neste artigo, vamos conversar sobre os serviços oferecidos em posto de gasolina e como atrair e fidelizar ao máximo os clientes em potencial.
Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura!
Os benefícios dos serviços oferecidos em postos de gasolina
No geral, a base de um posto de gasolina é sempre a mesma: o abastecimento.
Com tamanha semelhança entre um estabelecimento e outro, a pergunta que você deve se fazer é: por que o cliente deve escolher o meu posto de combustível e não o da concorrência?
É exatamente por isso que você deve buscar o que chamamos de diferencial competitivo para chamar mais atenção no mercado, isto é, os serviços extras.
Nesse sentido, é extremamente importante investir em serviços até mesmo para pessoas que não possuem um veículo como uma forma de gerar fidelidade e credibilidade ao estabelecimento, além de aumentar as fontes de receitas que estão fora da oscilação do preço do combustível.
No seu posto, os clientes querem encontrar muito mais do que preço ou um produto individualizado. As pessoas buscam por experiências, um bom atendimento e um local onde várias das suas necessidades são atendidas — e você pode oferecer isso tudo em serviços para posto de gasolina.
10 exemplos para se inspirar!
Os postos de gasolina mudaram, evoluíram e estão buscando cada vez mais ser um local de atendimento completo.
Não importa se o cliente está a pé ou dirigindo um veículo, ele precisa saber que, ao parar no seu posto de gasolina, ele tem grandes chances de achar tudo que precisa.
Para te ajudar nessa missão, separamos uma lista com 10 exemplos de serviços oferecidos em postos de gasolina para você se inspirar. Acompanhe os tópicos a seguir!
1. Lojas de conveniência
Definitivamente, essa é a parte que os clientes mais gostam em um posto de gasolina. Isso porque, independentemente se estamos nas cidades ou estradas, é comum esquecer algum item quando saímos de casa.
Com a implantação da loja de conveniência, você vende muito mais que combustível. Oferecer ao cliente a possibilidade de permanência com conforto e variedade de produtos e serviços para consumo imediato vai fazer parte do seu diferencial competitivo.
Conheça alguns produtos úteis que podem ser vendidos nas lojas de conveniência:
- Alimentos;
- Bebidas;
- Ração para animais de estimação;
- Produtos de higiene pessoal;
- Lembranças e pequenos presentes.
2. Troca de óleo
Uma excelente dica para complementar a experiência dos clientes é oferecer o serviço de troca de óleo no momento em que estão na fila do abastecimento.
Na correria do dia a dia, muitos motoristas descuidam desse procedimento e, por isso, contar com o serviço extra pode ser um diferencial.
3. Calibragem de pneus e borracharia
A calibragem é bastante comum em postos de gasolina e não é à toa: o serviço chama atenção dos clientes, principalmente aqueles que podem ter alguma dificuldade em realizar a atividade sozinhos.
Para deixar a experiência ainda mais completa, que tal fazer uma parceria com um borracheiro para oferecer serviços de reparo dos pneus?
4. Farmácia
As farmácias também pegaram carona com os serviços oferecidos em posto de gasolina e se tornaram uma excelente estratégia para atrair novos clientes.
Além dos medicamentos próprios do estabelecimento, busque oferecer também produtos como cremes e protetores solares para o público que está a caminho da praia, clube ou cachoeira e deu uma parada para abastecer.
Mas atenção: ao investir nesse tipo de serviço, conte com um espaço correto para o armazenamento de medicamentos, além de investir na limpeza específica para o local e sanitário exclusivo do estabelecimento.
5. Lava jato
Toda a ideia de criar o diferencial competitivo é oferecer ao seu cliente praticidade e economia de tempo e dinheiro.
Por isso, serviços como lava jato vão poupar o tempo do motorista que está no seu posto para abastecer e, aproveitando o caminho, pode garantir uma limpeza completa do veículo.
6. Caixa eletrônico 24 horas
Os postos de gasolina que contam com caixas eletrônicos 24 horas são bastante procurados pelos clientes, também pela comodidade do serviço.
Aqui, o cálculo é simples: quanto mais pessoas frequentam o posto, mais elas consomem e mais a estrutura cresce. Invista nesse crescimento!
7. Oficina mecânica
Imprevistos podem acontecer com qualquer tipo de veículo e, por isso, garantir uma oficina mecânica em seu posto de gasolina pode salvar muita gente — além, claro, de levar mais reconhecimento do seu estabelecimento no mercado.
8. Mini mercado
Apesar de oferecerem produtos parecidos, o mini mercado pode ser muito mais completo do que uma loja de conveniência.
Nesse serviço, o espaço é dedicado para vários setores que oferecem os mais variados produtos. Ao investir em opções e preços, o mini mercado pode ser um dos principais motivos que o seu cliente vai até o posto de gasolina!
9. Sala de jogos
Sabemos que muitos trabalhadores e viajantes passam a noite em postos de gasolina ou em áreas próximas ao local.
Pensando em oferecer uma breve distração a esse grupo, invista em sala de jogos para passarem algumas horas no seu posto.
10. Banheiro família
Os banheiros são instalações que possuem muita utilidade, principalmente para quem já está a algum tempo fora de casa ou do trabalho.
Para deixar o ambiente ainda mais completo, invista em itens para toda a família, como serviço de banho, trocadores para crianças e espaço para amamentação, como poltronas e microondas, por exemplo.
A dica para fidelizar ainda mais os clientes é cuidar diariamente do local para que sejam mantidos sempre limpos e em ordem.
Leia também: Como superar as metas de vendas do posto? 5 estratégias assertivas!
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