Em meio a tantas variações de qualidade e preços, ter a certeza de que você abastece com um produto confiável pode evitar inúmeros danos ao motor e garantir o desempenho eficaz do seu veículo.

Nesse sentido, o controle de qualidade de combustível torna-se um processo essencial para garantir que o veículo esteja livre de adulterações e com os níveis ideais de pureza e eficiência.

Para te ajudar nesse processo, elaboramos este artigo para te apresentar os principais aspectos de um controle de qualidade, como identificar um combustível adulterado e dicas úteis para escolher um posto seguro! Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

 

O que é controle de qualidade de combustível?

Como o próprio nome sugere, o controle de qualidade de combustível é um procedimento realizado para garantir a qualidade do material, desde a sua produção nas refinarias até a chegada aos postos de abastecimento.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), inclusive, estabelece os padrões mínimos que todos os combustíveis vendidos no país devem cumprir para garantir sua qualidade e segurança. 

No site oficial do Governo Brasileiro, é possível encontrar de forma detalhada os Programas de Monitoramento, Programas Interlaboratoriais, Registro de Produtos, controle da qualidade nos produtos importados e mais.

Além disso, o próprio consumidor também pode solicitar ao frentista que realize um teste de qualidade do combustível antes mesmo de abastecer o seu veículo. 

 

Como é feito o controle de qualidade nos postos?

O que muitas pessoas não sabem é que os postos de combustíveis têm a responsabilidade de garantir a qualidade dos produtos que oferecem e, para isso, realizam testes de qualidade obrigatórios no próprio local de abastecimento.

Contudo, além das fiscalizações da ANP que citamos anteriormente, o próprio consumidor também pode solicitar a realização de alguns testes antes mesmo de abastecer seu veículo. Ao conhecer os testes, o consumidor também entende os seus direitos e como proteger o desempenho e a durabilidade de seu motor.

Nesse sentido, alguns dos principais testes que podem ser solicitados são:

 

Teste de aspecto visual

Um dos controles de combustível mais simples é o teste de aspecto e cor do combustível, permitindo que o consumidor e o frentista avaliem a aparência do combustível.

Aqui, uma amostra é colocada em uma proveta (recipiente transparente), onde é possível verificar a presença de partículas, impurezas ou colorações incomuns — fatores que podem ser sinais claros de contaminação ou adulteração.

 

Teste de volume

Outro tipo de controle de combustível é o teste de volume, também conhecido como teste de vazão. Esse teste é ideal para garantir que o volume de combustível indicado na bomba corresponda ao que foi efetivamente abastecido.

Para isso, utiliza-se uma medida padrão de 20 litros calibrada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Segundo a Portaria nº 294/2018, a variação permitida é de até 100ml para mais ou 60ml para menos.

Nesse sentido, caso haja alguma diferença além desses limites, pode indicar um problema na bomba, levando, então, a prejuízos para o consumidor.

 

Teste do densímetro para gasolina e diesel

O densímetro é um aparelho de vidro utilizado para avaliar a densidade da gasolina e do diesel. Para a sua medição, utiliza-se uma proveta de um litro e um termômetro de imersão total.

No posto de combustível, a leitura da densidade é ajustada para a temperatura padrão de 20ºC e o valor da densidade pode indicar se há adulteração no combustível, como a adição de solventes, por exemplo.

 

Teste de teor alcóolico para etanol

No caso do etanol, o posto também é obrigado a realizar o teste de teor alcóolico, garantindo que o material esteja entre 92,5% e 95,4%, conforme as normas da ANP.

O teste também utiliza um densímetro ou alcoômetro, que deve estar disponível para o consumidor, sendo especialmente útil para evitar a adição de água no combustível, por exemplo.

 

 

Quais são os riscos de usar combustível adulterado ou de baixa qualidade?

Abastecer com combustível adulterado pode causar uma série de problemas ao veículo e, em longo prazo, pode gerar despesas consideráveis com manutenção.

De forma geral, o uso de combustível de baixa qualidade está frequentemente associado a:

  • Danos no motor, reduzindo sua vida útil;
  • Entupimento de filtros e bicos injetores, comprometendo seu desempenho;
  • Consumo elevado de combustível e, consequentemente, os gastos com abastecimento;
  • Perda de potência do motor.

Leia mais detalhes: Combustível adulterado: Quais os sintomas dele no meu carro?

 

Quais sinais o meu veículo pode dar se o combustível for de má qualidade?

Veículos abastecidos com combustível adulterado ou de má qualidade costumam apresentar alguns sinais característicos.

Por exemplo, o veículo pode apresentar dificuldades ao ligar, uma vez que o combustível de baixa qualidade não oferece uma combustão eficiente.

Além disso, a queima inadequada do combustível pode causar falhas e diminuição de potência durante a aceleração. Dessa forma, com um combustível que queima de forma irregular, o motor precisa de mais combustível para o mesmo desempenho.

Atente-se também para a luz de advertência no painel: muitos veículos possuem sensores que detectam anomalias na queima de combustível, acendendo luzes de alerta.

Por fim, fumaça escura e cheiro estranho saindo do escapamento também podem indicar uma queima inadequada, geralmente ligada a combustíveis adulterados.

 

Como escolher um posto de combustível confiável?

Existem algumas dicas que podem ajudar a minimizar as chances de abastecer com combustíveis adulterados. Para isso, priorize postos de combustível que possuem um histórico de fiscalização positivo pela ANP.

Nos tópicos abaixo, elencamos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo:

  • Verifique as certificações e licenças do posto;
  • Observe a limpeza e organização do local. Afinal, higiene e organização são sinais de que o estabelecimento segue procedimentos rígidos de qualidade;
  • Converse com outros consumidores: a experiência de outros motoristas pode indicar a confiabilidade do local.

 

Conheça os postos Watt e não se preocupe com a qualidade do seu combustível!

A Watt é uma rede de postos que preza pelo compromisso com a qualidade e a transparência com os nossos clientes.

São mais de 24 anos de experiência no mercado e, em todas as mais de 70 unidades, o controle de qualidade de combustíveis é realizado de forma rigorosa. Dessa forma, todos os motoristas têm acesso a um produto de confiança e eficaz para o seu veículo.

Com um atendimento dedicado e instalações modernas, cada detalhe é pensado para oferecer segurança e alto desempenho!

 

Na hora de abastecer o seu veículo, seja sempre criterioso(a), pois um combustível de qualidade é o primeiro passo para um desempenho seguro e eficiente!