Existem alguns equipamentos para postos de combustível que são essenciais para o funcionamento do estabelecimento, seja para garantir que as operações funcionem adequadamente, seja para investimento próprio ou até mesmo para assegurar que o posto se mantenha dentro da lei e seguindo todas as regras exigidas pelo município ou estado.
Dentre tantos equipamentos que podemos listar em um posto, uma coisa é certa: não existe um posto de combustível sem um tanque. E com tanta importância desse item, saber escolher a melhor opção para o estabelecimento é fundamental.
Pensando nisso, separamos dicas essenciais para escolher o tanque para posto de combustível ideal para o seu negócio.
Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura!
Por que é tão importante um tanque para posto de combustível?
Antes de conferir as dicas para escolher o melhor tanque de combustível para posto, você precisa entender porque esse equipamento é tão importante para o estabelecimento.
Vamos lá: Quando o assunto são os postos, os tanques a qual nos referimos são, em sua maioria, os tanques subterrâneos, também chamados de tanques jaquetados. O nome tanque jaquetado é relacionado à “jaqueta” do equipamento, ou seja, uma segunda camada interna, feita de ligas metálicas, com o principal objetivo de proteger o combustível armazenado e reduzir as chances de vazamentos.
Eles são instalados de forma subterrânea por alguns motivos, sempre voltados para a segurança e a disposição dos equipamentos. São eles:
- Para ocupar menos espaço ao ar livre;
- Ter uma menor variação de temperatura;
- Reduzir a movimentação e volatilização do combustível estocado.
Deu pra entender porque os tanques são tão importantes para o funcionamento de um posto de combustível?
Em resumo, o equipamento é responsável por armazenar todo o combustível que será comercializado, tendo uma capacidade variando de litros e dezenas de milhares de litros.
Formatos e capacidade do tanque
Existem dois principais formatos para um tanque para posto de combustível: cilíndrico e esférico.
A primeira opção costuma ser a mais utilizada em postos de combustíveis por aproveitar melhor o espaço disponível. A segunda opção, no entanto, são preferíveis para gases e situações de muito movimento, como é o caso de alguns caminhões-tanque.
Além disso, os tanques podem ser também horizontais ou verticais. Contudo, o mais comum para um tanque para posto de combustível é o formato horizontal, uma vez que requer menor profundidade de escavação.
Em relação a capacidade do equipamento, os números variam bastante. No geral, os tanques mais utilizados possuem uma capacidade entre mil e 30 mil litros para o armazenamento de combustível. No entanto, é possível encontrar outras opções no mercado de até 60 mil litros.
Quanto maior a rotatividade de combustível no seu posto, maior deve ser a capacidade de armazenamento do tanque.
Como escolher a melhor opção para o seu posto
Agora que você já entendeu a importância do tanque para posto de combustível e seus principais formatos e capacidades, é a hora de descobrir como escolher a melhor opção para o seu estabelecimento.
Preparado? Então, acompanhe os tópicos a seguir!
1. Estude sobre o seu próprio posto
Pode parecer simples, mas estudar e entender como funciona o seu próprio posto de combustível é a regra número 1 para toda escolha de equipamentos para o negócio.
Isso porque você precisa saber a rotatividade de combustíveis e veículos durante o funcionamento, qual é a opção mais procurada, suas variações…
Para isso, faça um estudo de viabilidade do posto, incluindo a quantidade de cada tipo de combustível vendido. Dessa forma, você conseguirá direcionar de forma assertiva não só a capacidade do tanque necessária para adicionar esses insumos, como também o seu formato, local onde será instalado e quantos tanques serão necessários.
Leia também: Bandeira de posto de gasolina: saiba como escolher a ideal
2. Compare as marcas disponíveis no mercado
É muito comum ao comprar roupas, acessórios para casa ou materiais de construção, por exemplo, fazer uma pesquisa prévia das marcas disponíveis no mercado e os preços — e por que não fazer isso também com os equipamentos para postos de combustíveis?
São inúmeras as opções de marcas de modelos disponíveis de tanques. Por isso, é interessante que você busque e analise com cuidado, checando, principalmente, se as empresas utilizam as normas corretas, fazem o controle de qualidade e se possuem uma boa reputação no mercado.
Além disso, o equipamento precisa contemplar o decreto de obrigatoriedade de uso homologado pela Secretaria da Fazenda local, para aqueles estados de uso obrigatório.
Os fatores citados acima influenciam diretamente na boa manutenção dos equipamentos.
3. Atente-se ao suporte do pós-venda
Outro grande motivo de comparar as marcas disponíveis no mercado é escolher a opção que possa acompanhar o seu negócio a qualquer momento.
Chamamos de pós-venda todas as atividades que a empresa contratada executa após o fechamento da compra — a manutenção dos equipamentos, por exemplo.
Por meio desse suporte você tira dúvidas sobre a usabilidade, dá feedbacks negativos ou positivos e resolve qualquer problema. Então, na hora de escolher o tanque para posto de combustível ideal para o seu negócio, certifique-se que a empresa escolhida oferece todo o apoio necessário.
4. Priorize pela praticidade e autonomia
Outro fator muito importante para escolher os tanques de armazenamento de combustíveis é priorizar a praticidade do equipamento. Isso porque qualquer funcionário pode precisar operar o sistema de medição dos tanques e, por isso, deve ser um produto extremamente didático e com fácil linguagem.
Opte por equipamentos que apresentam recursos visuais de fácil compreensão, principalmente com a opção do uso da língua portuguesa.
Confira se o sistema do tanque conta com telas touchscreen ou até mesmo se ele funciona quando o próprio posto não estiver funcionando, como nas pausas para abastecimento dos tanques.
Essas pequenas dicas colaboram, inclusive, diretamente com a função de gestão do posto de combustível.
5. Comunicação com outros sistemas
Em alguns estados, é obrigatório que os postos de combustíveis contem com sistemas chamados de Medidores Volumétricos de Combustíveis (MVC), sendo uma ferramenta utilizada para enviar informações ao fisco sobre o exato volume de combustível nos tanques de estocagem.
O interessante é que, mesmo em estados onde a ferramenta não é obrigatória, donos de postos de combustíveis já estão adotando o MVC por conta dos benefícios que ele traz.
Além de cumprir com as rotinas burocráticas, o sistema também registra os dados de carregamento e descarregamento de combustíveis, dificultando roubos e extravios.
Pensando em escolher a melhor opção de tanque para posto de combustível, a dica é escolher o equipamento que possui integração com o sistema MVC, permitindo que o gestor do posto tenha uma visão mais detalhada do seu estoque.
Ter o controle do seu posto de combustível é uma das chaves de sucesso do estabelecimento!
Não só em postos de combustíveis, como em qualquer estabelecimento, é muito importante contar com uma boa gestão que permita que você conheça cada detalhe e ação que está sendo executada no seu negócio.
Isso funciona também com as parcerias e a escolha da bandeira para o seu posto: contar com empresas preparadas para auxiliar na administração do seu negócio é, sem dúvida, um grande diferencial no mercado.
A Watt quer ser parte do sucesso dos nossos clientes. Por isso, priorizamos a qualidade não só nos produtos oferecidos como também em todos os postos bandeira Watt.
Precisa de alguma ajuda para alavancar as vendas do seu posto e conhecer os procedimentos padrões do negócio? Conte com a energia que rende MAIS!
Fale diretamente com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas.