Lojas de conveniência são uma excelente oportunidade para maximizar os ganhos do seu posto e vender muito mais do que combustível. Com o estabelecimento, você oferece ao seu cliente a possibilidade de permanência com conforto e variedade de produtos e serviços para consumo imediato — ferramentas essenciais e que vão fazer parte do seu diferencial competitivo.

Se interessou pelo assunto? Neste artigo, vamos apresentar dicas úteis de como abrir uma loja de conveniência e como a Watt pode te ajudar nessa missão. Continue a leitura!

 

5 passos para abrir uma loja de conveniência em 2023

O investimento em lojas de conveniência está em pleno desenvolvimento no país devido ao grande potencial do negócio — no Brasil, este mercado cresce no ritmo de 20% ao ano.

Como você já deve saber, um dos grandes diferenciais do serviço é o mix completo de produtos oferecidos de forma estratégica, abrangendo opções como alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal, lembranças e pequenos presentes, rações para animais de estimação etc.

O conceito de uma loja de conveniência é vender essencialmente tudo o que um supermercado vende, mas em locais estratégicos — as mais comuns estão localizadas em postos de combustíveis e são um excelente serviço extra ao negócio.

Nos tópicos a seguir, vamos apresentar passos importantes para investir no estabelecimento e garantir o sucesso do negócio. Acompanhe a seguir!

 

1. Invista em um ambiente seguro

É muito comum que as lojas de conveniência funcionem 24 horas e, dessa forma, é essencial garantir a segurança do local com boa iluminação, câmeras e, se possível, vigilância profissional.

É importante, ainda,  que esse cuidado seja tomado antes mesmo da abertura da loja, a fim de planejar toda a estrutura. Busque investir em locais seguros, converse com outros comerciantes próximos e faça pesquisas em horários distintos para sentir o quão o seu negócio estará seguro.

 

2. Cuide das exigências legais

Como estamos sempre falando aqui no blog da Watt, existe uma série de exigências legais e documentos que precisam ser emitidos para abrir uma loja de conveniência, assim como um posto de combustível.

Portanto, antes de começar a investir de fato no local, pesquise todas as determinações da Prefeitura da cidade onde a loja funcionará, assim como a Secretaria da Fazenda e outros órgãos competentes.

Sem a posse desses documentos, a empresa não consegue o seu alvará de funcionamento e, além disso, se alguma norma não for seguida durante o seu funcionamento, a loja da conveniência poderá sofrer multas e até mesmo interdição. 

 

3. Avalie os custos

Os custos para abrir um posto de gasolina ou serviços extras, como lojas de conveniência, dependem se o negócio estará atrelado à uma franquia ou não. 

Independente da opção, é importante entender que algumas despesas vão fazer parte da sua rotina, como compra de fornecedores, aluguel, custos com folha de pagamento, água, luz, telefone etc.

Dessa forma, antes de abrir uma loja de conveniência, avalie os custos e veja se eles encaixam na sua realidade. O Sebrae estima que o valor investido para dar o pontapé inicial seja de, aproximadamente, R$90 mil reais. 

 

4. Escolha franquia ou loja própria

Tanto para postos de gasolina como para os serviços extras do local, é essencial definir se você irá optar pela franquia ou estabelecimento próprio.

Ambos possuem os seus prós e contras e os principais são:

  • Em uma franquia, a relação com fornecedores e estrutura não é uma parte preocupante, uma vez que todo o fornecimento vem junto com o contrato. No entanto, dependendo do seu parceiro, você pode não ter a liberdade comercial que gostaria;
  • Em uma loja própria ou posto bandeira branca, o laço com fornecedores, parte burocrática e estrutura será mais trabalhoso, uma vez que você terá que pesquisar e conseguir tudo do zero. Contudo, você não precisa dividir os lucros do estabelecimento.

 

Leia mais: Posto bandeira branca: entenda suas principais vantagens e desvantagens

 

5. Opte pela diversidade

Foi-se o tempo em que lojas de conveniência vendiam apenas bebidas. Uma dica útil antes de investir no empreendimento é optar pela diversidade e garantir produtos diversos. Vamos conferir alguns exemplos?

  • Produtos de conveniência: produtos de baixo valor e convenientes para a compra naquele momento, como snacks, doces e chocolates;
  • Produtos de rotina: opções como higiene pessoal e insumos básicos para cozinha, como sal e açúcar;
  • Produtos de destino: produtos que, de fato, convidam o consumidor a entrar na sua loja de conveniência, como carvão, cigarros e bebidas (alcóolicas ou não);
  • Produtos sazonais: aqueles que surgem somente em determinadas épocas do ano, como produtos de Natal e Páscoa.

 


Contar com bons parceiros é essencial para que a franquia seja um bom negócio!

Como citamos anteriormente, franquias com parceiros ruins ou até mesmo mal estruturados podem tirar a sua liberdade financeira e comercial, impedindo que o seu negócio avance no mercado de trabalho.

Dessa forma, é essencial contar com parceiros que apoiem a sua caminhada e ofereçam recursos para, de fato, você pode alavancar o seu estabelecimento — seja ele a loja de conveniência ou o próprio posto de combustível.

 

A Watt te ajuda nessa missão!

Desde 2000, a Watt atua como uma bandeira de postos de gasolina e oferecemos os melhores recursos para os nossos clientes, como combustíveis de qualidade, um atendimento transparente e ideias diferenciadas no mercado de trabalho.

Conte com a Watt para abrir a sua loja de conveniência e investir em postos de gasolina com a energia que rende mais. Fale com a nossa equipe e conheça as vantagens!