Como em qualquer tipo de estabelecimento, o atendimento de qualidade é um dos fatores mais importantes para fidelizar os clientes em potencial e aumentar a visibilidade dessa marca no mercado.
Em um posto de gasolina, por exemplo, o frentista é o primeiro ponto de contato do consumidor com os produtos e serviços oferecidos pelo estabelecimento e, nesse sentido, é essencial que o profissional seja treinado para oferecer a melhor experiência ao cliente.
Fidelizar o público e aprimorar a percepção sobre a marca são alguns dos desafios diários enfrentados pelos frentistas. Pensando na importância desse profissional e todos os investimentos que são realizados para a profissão, elaboramos este artigo com as principais informações sobre o treinamento para frentista de posto de gasolina e mais detalhes sobre essa atividade tão importante. Acompanhe a leitura!
Quais as funções de um frentista?
Em um posto de gasolina, os frentistas exercem diariamente diversas funções.
Como citamos anteriormente, o profissional é o contato mais imediato dos clientes com os produtos e serviços oferecidos pelo posto e, por isso, está presente em alguns setores. No geral, as principais atividades ocupadas por frentistas são:
- Abastecimento de diversas categorias de veículos, como carros, motos, caminhões, ônibus etc;
- Limpeza dos veículos;
- Revisão de óleo e filtros;
- Troca de óleo;
- Conferência de água do radiador;
- Calibragem de pneus.
Dependendo do estabelecimento, algumas dessas funções podem ser alteradas. Além disso, o frentista também pode exercer cargos administrativos, como trabalhar no caixa do posto de gasolina, por exemplo.
A importância de um frentista para o posto de gasolina
Como citamos no início deste artigo, o atendimento ao público é um dos fatores mais importantes durante a construção de um negócio. Basicamente, oferecer serviços de qualidade e um atendimento diferenciado é o que difere a sua empresa das demais — e isso não é diferente com os postos de gasolina!
O frentista, por ser o primeiro ponto de contato entre o cliente e o seu posto, é um dos responsáveis por definir se esse contato será o último ou não, isso porque a qualidade do atendimento está diretamente ligada com a fidelização dos consumidores.
Por se tratar de um item essencial para a vida dos motoristas, os postos de gasolina são setores de consumo contínuo. Dessa forma, torna-se essencial investir em formas de fidelização dos clientes para garantir a sustentabilidade do negócio ao longo prazo.
Utilizando a ferramenta da qualidade do atendimento para atingir esse objetivo, os frentistas se transformam em figuras essenciais para mostrar ao cliente que aquele posto oferece tudo que ele precisa. Basicamente, é através do trabalho dos frentistas que o seu cliente avalia se o serviço do posto é ou não de qualidade.
As características de um bom frentista
Agora que você já entendeu o que faz e a importância dos frentistas para os postos de gasolina, confira quais habilidades esse profissional deve ter para se destacar no mercado. Acompanhe os tópicos a seguir!
1. Postura profissional
Na maioria dos casos, o frentista representa a imagem do posto de gasolina. Dessa forma, a postura profissional é fundamental para mostrar aos clientes a seriedade do estabelecimento e o compromisso com o negócio.
2. Simpatia e educação
Apesar de serem tarefas simples, um “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite” fazem muita diferença durante um atendimento.
Além de serem gestos de simpatia e educação, essa prática é capaz de melhorar ainda mais a experiência do cliente com o posto de gasolina, aumentando as chances de retorno e fidelização.
3. Ser prestativo e atencioso
Um dos grandes diferenciais de um posto de gasolina é contar com profissionais prestativos desde o primeiro contato com o cliente. Isso é, assim que o motorista chegar ao estabelecimento, o frentista já deve indicar em qual vaga ele deve estacionar e orientá-lo para o serviço indicado.
Essas são formas de mostrar ao consumidor a importância que ele tem para o negócio. Um bom profissional também é atencioso e evita erros que podem ser prejudiciais para a empresa.
4. Atender às necessidades do cliente
Um posto de gasolina pode contar com inúmeros serviços extras que diferem o negócio dos demais. A dica para ser um bom frentista é ser um bom vendedor e oferecer esses serviços aos clientes, mas sem exagerar no pedido e atender somente às necessidades do consumidor e seu veículo.
Aqui, vale perguntar sempre de maneira educada se o motorista deseja a checagem de alguns itens relacionados à segurança, como a troca do óleo, calibragem dos pneus etc.
Treinamento para frentista: como investir
Definitivamente, oferecer um serviço de qualidade é sempre o principal objetivo entre as empresas para se destacar no mercado de trabalho. Uma das melhores formas para garantir isso é capacitar a equipe para que possam melhorar em produtividade e atendimento, gerando ainda mais clientes fiéis ao negócio.
Neste artigo, já ficou muito clara a importância dos frentistas para os postos de gasolina e as principais características que devem ser encontradas no profissional.
Agora, pensando em ajudar você e o seu negócio a investir na profissão e no crescimento do posto de gasolina, separamos alguns pontos e dicas úteis para o treinamento de frentista. Acompanhe a leitura!
1. Agilidade e segurança
O principal ponto para o treinamento para frentista é fazer com que esse profissional se familiarize com as ferramentas e rotinas do trabalho. Isso é ainda mais importante para os postos de gasolina, uma vez que o estabelecimento conta com uma alta rotatividade de clientes e um risco operacional elevado.
Proporcionar esse treinamento ajudará os frentistas a entender melhor as práticas do estabelecimento e suas normas, protegendo a todos e tornando o negócio muito mais rentável.
2. Compreensão e vendas
Lidar com o público nem sempre é uma tarefa fácil e exige algumas competências de comunicação, como escuta, objetividade e interpretação. Em um posto de gasolina, a compreensão e a educação dos seus funcionários durante o atendimento deve ser um dos pontos fortes do negócio — dessa forma, é essencial investir no treinamento da equipe para adquirir essas habilidades.
Basicamente, o frentista é uma extensão dos seus canais de venda. Então, além de treiná-lo para uma boa comunicação com os clientes, é essencial que o colaborador também esteja preparado para converter algumas vendas.
Invista em formas de comunicação com o cliente para que o frentista saiba como sugerir serviços, produtos e soluções extras ao consumidor de forma natural e que renda um faturamento adicional para o negócio.
3. Organização e eficiência
A base de qualquer negócio é a organização — e com os postos de gasolina isso não é diferente. A atuação dos frentistas deve ser roteirizada, evitando excessos e garantindo uma cordialidade padronizada de forma rápida e satisfatória para os clientes.
Além do contato com o consumidor, essa organização também deve estar presente no manuseio das ferramentas e produtos oferecidos pelo posto: a eficiência é um dos pontos chaves de um bom frentista e esse treinamento deve ser investido constantemente!
Você pode, inclusive, oferecer cursos extras operacionais para a sua equipe e contar com colaboradores muito mais preparados.
4. Inovação
Outro treinamento para frentista que deve ser investido constantemente é o de inovação e tecnologia, uma ferramenta que cada vez mais está presente na realidade dos postos de gasolina.
O frentista deve estar pronto para lidar com as tecnologias que você implementa no negócio, como o manuseio de novas máquinas, totens de autoatendimento etc.
Leia também: Como superar as metas de venda do posto? 5 estratégias assertivas
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Como você leu neste artigo, investir no treinamento para frentista e toda a equipe do posto de gasolina é essencial para o crescimento do negócio. Esse investimento, inclusive, deve ser constante para garantir que os colaboradores estejam sempre antenados e cientes das inovações e mudanças que o mercado oferece.
Outro fator essencial que merece a sua atenção é contar com bons parceiros para assegurar que os serviços e produtos oferecidos no seu posto são de boa qualidade e estão sempre de acordo com as leis e necessidades do consumidor.
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