O investimento em postos de combustíveis tem sido cada vez mais comum no Brasil e no mundo e, em um mercado altamente competitivo, o consumidor tem se mostrado cada vez mais exigente.

Basta comparar o setor nos últimos anos e perceber que a oferta de produtos e serviços já não é mais a mesma — as inovações tecnológicas tomaram conta do mercado para oferecer ainda mais agilidade e otimizar os serviços.

Uma coisa é certa: aqueles que não se adequarem às mudanças, vão ficar para trás. E, para evitar que isso aconteça com o seu posto de combustível e te manter atualizado sobre todas as melhorias do setor, elaboramos este artigo com as principais tendências do mercado para os próximos anos. Continue a leitura!

 

4 tendências para os postos de combustíveis

1. Preços flexíveis

Uma das grandes novidades para os próximos anos no setor de postos de combustíveis é a precificação dinâmica, uma estratégia que otimiza a análise de mercado e permite que os preços sejam ainda mais flexíveis para o lojista e o próprio cliente.

Com a tecnologia, o estabelecimento pode oferecer conveniência ao consumidor. A partir de um sistema totalmente automatizado, é possível comparar os preços entre postos concorrentes e, a partir disso, adaptar o valor final para que fique dentro da margem trabalhada entre os demais estabelecimentos — e, se possível, até mesmo oferecer um valor mais atrativo.

Os preços flexíveis permitem uma visão ampla de todo o mercado, podendo até mesmo aumentar o faturamento do posto através da vantagem comercial.

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2. Decisões baseadas em inteligência artificial

Você já ouviu falar em inteligência artificial? Em resumo, o termo está relacionado com a capacidade de máquinas interpretarem dados externos e, basicamente, realizarem atividades humanas de forma totalmente autônoma.

O mercado de combustíveis já está em processo de evolução e muitos estabelecimentos estão utilizando essa inteligência artificial como auxílio para a tomada de decisões.

A ferramenta pode ser utilizada, por exemplo, para fazer um pedido de combustível, analisar o mercado como um todo e até mesmo elaborar planos para parcerias.

A dica é utilizar a tecnologia como um complemento para a análise de cenários e elaboração de metas e estratégias.

 

3. A adaptação do mercado à chegada dos carros elétricos

A preocupação com o futuro do meio ambiente já é uma realidade e empresas do mundo todo têm se dedicado à invenções mais sustentáveis, como é o caso dos carros elétricos que, como o próprio nome sugere, são abastecidos através da recarga e eletricidade, dando adeus aos combustíveis fósseis.

Diante desse cenário, postos de gasolina viram a necessidade da inovação para não ficarem para trás e perderem clientes.

A Petrobras, por exemplo, inaugurou em julho de 2022 o primeiro eletroposto no Brasil — um posto de gasolina com pontos de recarga exclusivos para carros elétricos. Com o objetivo de expandir os seus clientes, os postos podem se adaptar para ambos os modelos de abastecimento: o tradicional e o elétrico.

 

4. Sistema de orçamento para a compra de combustíveis

Outra grande tendência para o mercado de combustíveis para os próximos anos é a simplificação do orçamento e compra dos produtos, sem precisar gastar um tempo desnecessário com o processo.

Empresas têm se dedicado às ferramentas de cotação para otimizar o processo de compra. Tal tecnologia oferece inúmeras vantagens ao setor responsável, como liberação de crédito pré-aprovado com antecipação de recebíveis, rastreamento de entrega e prazo para recebimento do produto.

 

5. Segurança financeira

Além disso, outra grande tendência não só para postos de combustíveis, como para qualquer estabelecimento, é o investimento cada vez maior na segurança das transações financeiras.

O PIX, por exemplo, já é um modelo que, por mais que pareça simples, apresenta inúmeras inovações para uma transação mais segura e eficiente. O QR Code também é uma forma de otimizar o processo e simplificar a sua compra e a do seu cliente.

 

Conte com bons parceiros para preparar o seu posto de gasolina para todas as tendências do mercado!

Como você leu neste artigo, o mercado de combustíveis tende a inúmeras inovações nos próximos anos e a busca por bons parceiros é uma excelente forma de estar por dentro de todas as novidades.

A escolha de uma bandeira de posto de gasolina, por exemplo, deve ser feita com cautela, filtrando aqueles estabelecimentos que estejam alinhados com a sua estratégia e planejamento. Além disso, considere também questões importantes, como:

  • Preços e condições de negociações de contrato;
  • Reputação da marca;
  • Qualidade dos serviços oferecidos;
  • Feedback dos clientes;
  • Suporte tecnológico.

 

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Aqui na Watt, caminhamos junto com os nossos clientes e parceiros e nos atentamos a todas as novas tendências do mercado. Por isso, faça parte também desse time!

 

 

Alguma vez você já se perguntou se deveria investir em um posto de gasolina? Se não, deveria.

Então, para ajudar você a começar essa jornada e descobrir se é realmente viável, montamos um super guia com as principais informações e dicas para montar um posto de gasolina!