O investimento em postos de combustíveis tem sido cada vez mais comum no Brasil e no mundo e, em um mercado altamente competitivo, o consumidor tem se mostrado cada vez mais exigente.
Basta comparar o setor nos últimos anos e perceber que a oferta de produtos e serviços já não é mais a mesma — as inovações tecnológicas tomaram conta do mercado para oferecer ainda mais agilidade e otimizar os serviços.
Uma coisa é certa: aqueles que não se adequarem às mudanças, vão ficar para trás. E, para evitar que isso aconteça com o seu posto de combustível e te manter atualizado sobre todas as melhorias do setor, elaboramos este artigo com as principais tendências do mercado para os próximos anos. Continue a leitura!
4 tendências para os postos de combustíveis
1. Preços flexíveis
Uma das grandes novidades para os próximos anos no setor de postos de combustíveis é a precificação dinâmica, uma estratégia que otimiza a análise de mercado e permite que os preços sejam ainda mais flexíveis para o lojista e o próprio cliente.
Com a tecnologia, o estabelecimento pode oferecer conveniência ao consumidor. A partir de um sistema totalmente automatizado, é possível comparar os preços entre postos concorrentes e, a partir disso, adaptar o valor final para que fique dentro da margem trabalhada entre os demais estabelecimentos — e, se possível, até mesmo oferecer um valor mais atrativo.
Os preços flexíveis permitem uma visão ampla de todo o mercado, podendo até mesmo aumentar o faturamento do posto através da vantagem comercial.
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2. Decisões baseadas em inteligência artificial
Você já ouviu falar em inteligência artificial? Em resumo, o termo está relacionado com a capacidade de máquinas interpretarem dados externos e, basicamente, realizarem atividades humanas de forma totalmente autônoma.
O mercado de combustíveis já está em processo de evolução e muitos estabelecimentos estão utilizando essa inteligência artificial como auxílio para a tomada de decisões.
A ferramenta pode ser utilizada, por exemplo, para fazer um pedido de combustível, analisar o mercado como um todo e até mesmo elaborar planos para parcerias.
A dica é utilizar a tecnologia como um complemento para a análise de cenários e elaboração de metas e estratégias.
3. A adaptação do mercado à chegada dos carros elétricos
A preocupação com o futuro do meio ambiente já é uma realidade e empresas do mundo todo têm se dedicado à invenções mais sustentáveis, como é o caso dos carros elétricos que, como o próprio nome sugere, são abastecidos através da recarga e eletricidade, dando adeus aos combustíveis fósseis.
Diante desse cenário, postos de gasolina viram a necessidade da inovação para não ficarem para trás e perderem clientes.
A Petrobras, por exemplo, inaugurou em julho de 2022 o primeiro eletroposto no Brasil — um posto de gasolina com pontos de recarga exclusivos para carros elétricos. Com o objetivo de expandir os seus clientes, os postos podem se adaptar para ambos os modelos de abastecimento: o tradicional e o elétrico.
4. Sistema de orçamento para a compra de combustíveis
Outra grande tendência para o mercado de combustíveis para os próximos anos é a simplificação do orçamento e compra dos produtos, sem precisar gastar um tempo desnecessário com o processo.
Empresas têm se dedicado às ferramentas de cotação para otimizar o processo de compra. Tal tecnologia oferece inúmeras vantagens ao setor responsável, como liberação de crédito pré-aprovado com antecipação de recebíveis, rastreamento de entrega e prazo para recebimento do produto.
5. Segurança financeira
Além disso, outra grande tendência não só para postos de combustíveis, como para qualquer estabelecimento, é o investimento cada vez maior na segurança das transações financeiras.
O PIX, por exemplo, já é um modelo que, por mais que pareça simples, apresenta inúmeras inovações para uma transação mais segura e eficiente. O QR Code também é uma forma de otimizar o processo e simplificar a sua compra e a do seu cliente.
Conte com bons parceiros para preparar o seu posto de gasolina para todas as tendências do mercado!
Como você leu neste artigo, o mercado de combustíveis tende a inúmeras inovações nos próximos anos e a busca por bons parceiros é uma excelente forma de estar por dentro de todas as novidades.
A escolha de uma bandeira de posto de gasolina, por exemplo, deve ser feita com cautela, filtrando aqueles estabelecimentos que estejam alinhados com a sua estratégia e planejamento. Além disso, considere também questões importantes, como:
- Preços e condições de negociações de contrato;
- Reputação da marca;
- Qualidade dos serviços oferecidos;
- Feedback dos clientes;
- Suporte tecnológico.
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