Assim como em qualquer outro empreendimento, postos de gasolina podem ter seus lucros variando de acordo com a sua localização, número de funcionários, serviços extras, se o negócio está na modalidade de franquia ou se é um empreendimento autônomo e despesas no geral.
Se você se questiona quanto ganha um dono de posto de gasolina, então este artigo foi feito para você! Aqui, vamos elencar todos os pontos do estabelecimento, como aumentar a sua lucratividade e as principais responsabilidades do gestor. Continue a leitura!
O lucro de um posto de gasolina
Antes de mais nada, você precisa entender como funciona o lucro de um posto de gasolina para, então, poder calcular quanto ganha um dono de posto.
Atualmente, são mais de 100 milhões de veículos circulando diariamente pelas estradas do Brasil. Com um número desse tamanho, dá para imaginar a importância do estabelecimento, não é mesmo?
A verdade é que o valor das entradas financeiras em um posto de gasolina é relativamente alto. Contudo, se você está inserido nesse segmento, sabe que esse valor não corresponde ao lucro final.
Basicamente, um posto que vende 80 mil litros de combustíveis por mês, por exemplo, recebe entre R$20 mil a R$44 mil reais. Porém, não se iluda: esse valor não condiz com quanto realmente ganha um dono de posto de gasolina. O que realmente vai para o bolso do responsável é uma conta simples: lucro = receitas – despesas.
E qual é o salário do dono de posto de gasolina?
Para entender como calcular esse valor, é preciso saber quais são os tributos em cima de cada compra de combustível. São eles:
- Programa de Integração Social (PIS): alíquota de 1,65%
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins): 7,6%
- Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): de 25% a 34%
- Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (CIDE): fixa a R$0,10
Veja um exemplo: em uma situação onde o preço de compra da gasolina sem nenhum tributo adicionado seja R$2,00, podemos calcular o seguinte:
- PIS: R$0,03
- Cofins: R$0,15
- ICMS de 34%: R$0,68
- CIDE fixo: R$0,10
Dessa forma, o preço de custo do combustível é R$2,96. Agora, cada proprietário define a sua margem de lucro, geralmente em torno de 20,6% sem calcular os custos fixos e variáveis. Quando adicionados, o lucro total costuma ficar entre 5% a 11%.
É importante ressaltar, inclusive, que o retorno de investimento é atingido entre os 16 a 18 meses a partir da data de inauguração do posto.
Pontos que podem atrapalhar sua lucratividade
Como citamos anteriormente, o lucro de um dono de posto de gasolina pode variar de acordo com uma série de fatores.
Alguns pontos, inclusive, podem até mesmo atrapalhar a lucratividade do estabelecimento. São eles:
- Localização próxima de muitos concorrentes;
- Colaboradores desmotivados;
- Descontrole financeiro;
- Infraestrutura desorganizada.
Leia mais: Como superar as metas de vendas do posto? 5 estratégias assertivas
Pontos que podem aumentar a lucratividade
Ao contrário do tópico anterior, alguns pontos podem aumentar a lucratividade de um posto de gasolina e a confiança do público. Continue a leitura e acompanhe três estratégias assertivas!
1. Cuide das instalações
Você já deve ter ouvido a frase “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo? O mesmo vale para os postos de gasolina.
Nesse sentido, invista na estrutura do local e mantenha todos os espaços limpos e organizados. Postos bem equipados e estruturados chamam mais atenção dos clientes e podem oferecer um melhor atendimento ao consumidor.
2. Invista em mais serviços
Em um mercado altamente competitivo, a pergunta que você deve se fazer é: por que o cliente deve abastecer no meu posto e não em outro?
A experiência de abastecer no seu posto de gasolina precisa ser única e, por isso, você deve surpreender o seu cliente com uma diversidade de produtos e serviços no seu posto de combustível.
Então, que tal investir em lojas de conveniência, serviços de lavagem, calibragem e até mesmo um banco 24 horas?
3. Faça boas parcerias
Que o salário de um dono de posto de gasolina aumenta de acordo com a lucratividade do negócio você já sabe — e um dos pontos principais para esse investimento é fazer boas parcerias.
Ter uma bandeira forte e com um marketing reconhecido é uma ótima alternativa para atingir o seu objetivo. Nesses casos, já existe uma boa base de clientes e, principalmente, grande confiança por parte do público — como nos postos Watt!
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