O diesel é o combustível mais utilizado atualmente no Brasil. Além do abastecimento padrão em postos de combustíveis para carros, caminhões e ônibus, por exemplo, o diesel também é bastante utilizado em geradores de energia, transporte marítimo, máquinas agrícolas e maquinários diversos.
Como você já deve saber, quando o assunto é agronegócio, estamos falando sobre um dos setores econômicos que mais crescem no mercado de trabalho. No cenário brasileiro, o diesel é o único combustível utilizado em maquinários agrícolas, sendo disponibilizado em versões misturadas com o biodiesel, como o diesel s10 e o diesel s500.
Entender sobre a geração de energia é um fator extremamente importante para o agronegócio, visto que o produto comanda toda operação logística, independentemente do meio de transporte.
Neste artigo, você vai entender as principais diferenças entre os diesel s10 e s500 e qual é a melhor opção para o seu negócio. Acompanhe a leitura!
O óleo diesel no Brasil
Como já citamos anteriormente neste artigo, o óleo diesel é o combustível mais comercializado no mercado brasileiro, principalmente para o agronegócio.
Desenvolvido a partir do refino do petróleo bruto, o óleo diesel é bastante utilizado em motores de combustão interna e, também, na ignição por compressão de furgões, caminhões e outros automóveis — como é o caso dos veículos agrícolas.
Em 2011, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) determinou que dois tipos de óleo diesel podem ser comercializados em veículos:
- Diesel tipo A: combustível proveniente de processos de refino de petróleo sem a adição de biodiesel;
- Diesel tipo B: o diesel tipo A que recebe a adição de biodiesel.
A mesma resolução em 2011, ainda classificou esses combustíveis de acordo com os níveis de enxofre que eles apresentam:
- S10: diesel com 10 mg de enxofre por kg de óleo;
- S50: diesel com 50 mg de enxofre por kg de óleo;
- S500: diesel com 500 mg de enxofre por kg de óleo;
- S1800: diesel com 1800 mg de enxofre por kg de óleo;
Desde 2014, apenas o diesel s10 e s500 estão sendo comercializados.
Diferença entre diesel s10 e s500
Aqui, elencamos em tópicos as principais diferenças entre diesel s10 e s500 para você conferir e entender qual é a melhor opção para o seu maquinário agrícola.
1. Padrão de enxofre/kg de óleo diesel
Definitivamente, a maior diferença entre os diesel s10 e s500 é a estabelecida pela Agência Nacional de Petróleo em 2011, isto é, a quantidade de enxofre por kg de óleo.
Enquanto o diesel s10 conta com 10mg de enxofre por kg de óleo, o disel s500 possui 500mg de enxofre por kg de óleo.
2. Poluição
Um dos principais fatores que definem se o diesel é ou não poluente é a quantidade de enxofre em sua composição.
Dessa forma, por possui uma maior quantidade do composto, o s500 é considerado o mais poluente.
Inclusive, o modelo teve utilização proibida pela ANP após 2012 para o abastecimento de carros.
3. Coloração
Antes da resolução citada pela Agência Nacional de Petróleo em 2011, todos os tipos de diesel eram comercializados com a coloração amarelada.
Para diferenciar os produtos e, principalmente, impedir que fraudes aconteçam nos postos de combustíveis, o tipo s500 passou a conter a cor vermelha.
Veja uma foto do diesel s10 e s500:
4. Desempenho
O desempenho do combustível está ligado diretamente ao número de cetano na fórmula de cada tipo. Em resumo, quanto maior a quantidade do composto, mais eficiente é o diesel.
Enquanto o s10 possui o índice de cetano igual a 48, o s500 possui igual a 42. Por isso, o diesel s10 possui melhor desempenho.
5. Quantidade de sedimentos
Outra diferença entre s10 e s500 é em relação a quantidade de sedimentos, relacionada diretamente com a quantidade de hidrogênio. O s10 possui mais hidrogênio que o s500 e, por isso, possui maior capacidade de solver sedimentos.
Essa maior capacidade em um combustível quer dizer que esse tipo de diesel pode eliminar mais sujeiras acumuladas tanto no tanque quanto no sistema do combustível.
Acompanhe a tabela a seguir com um breve resumo entre as diferenças:
Leia também: Bandeira de posto de gasolina: saiba como escolher a ideal
Afinal, qual é o mais vantajoso?
Agora que você já viu as principais diferenças entre os compostos, chegou a hora de responder a grande questão: diesel s10 ou s500, qual a melhor opção para o meu maquinário agrícola?
Embora haja divergências entre os fabricantes de máquinas e motores deste setor, o combustível mais recomendado é o diesel s10 para os motores de veículos agrícolas com tecnologia de diminuição de emissões e o s500 para os demais veículos fabricados antes da vigência da norma da Agência Nacional de Petróleo, em 2011.
Além disso, o diesel s10 é consideravelmente menos danoso à saúde e ao meio ambiente. Isso porque a redução da emissão de óxido de nitrogênio pode chegar a até 98% e de óxido de enxofre e outras partículas em até 80%, quando comparado com o diesel s500.
Essas substâncias, inclusive, são altamente poluentes para a atmosfera, podendo causar chuva ácida, além de problemas de saúde como doenças respiratórias.
Quer saber mais sobre os combustíveis para maquinários agrícolas? Acesse agora mesmo o nosso eBook gratuito e aproveite!
Conte com a Watt!
Por ser um setores econômicos que mais crescem no mercado de trabalho, é imprescindível contar com bons parceiros e profissionais para a manutenção da sua frota agrícola.
Conte com a Watt para ser a sua parceira oficial no fornecimento de óleo diesel!
Entre em contato com a nossa equipe e conheça o plano especial de parceria para frotas de veículos.