Quando um empreendedor planeja iniciar o seu negócio, vem sempre a dúvida: começar do zero ou comprar um estabelecimento já em funcionamento?
O mercado de combustíveis exige bastante estudo, pesquisa e conhecimento sobre o ramo — e foi pensando nisso que montamos este artigo para te ajudar!
Aqui, vamos analisar os prós e os contras do posto de gasolina à venda com propriedade, pontos a serem considerados, vantagens, desafios, dentre outros aspectos.
Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura!
Afinal, posto de gasolina é um bom negócio?
Atualmente, são quase 70 milhões de veículos circulando pelas estradas do Brasil. Com um número desse porte, a frequência a um posto de gasolina passou a ser uma atividade essencial na vida das pessoas. O abastecimento de um veículo automotor, por exemplo, se incorporou fortemente à rotina de grande parte da população.
Postos de gasolina têm uma série de vantagens como a sua lucratividade, diversidade do público alvo e por ser um empreendimento seguro e perene. Dessa forma, por ser uma categoria de negócios que oferta um bem essencial, está sempre em funcionamento, independentemente de pandemias ou outras eventualidades.
No caso do posto de gasolina à venda, o estabelecimento oferece ainda a vantagem de ter um negócio já operando. Aqui, não são contabilizados os custos envolvidos na abertura do negócio.
Posto à venda: o primeiro passo
Assim como em qualquer outro empreendimento, o primeiro passo para descobrir se o posto de gasolina à venda vale a pena ou não é estudar o mercado e entender como o negócio funciona naquele local.
Então, para facilitar o processo, separamos algumas perguntas que devem fazer parte da sua pesquisa:
- Como está o mercado de combustíveis na região e no atual momento?
- A localização do posto de gasolina conta com bastante fluxo de veículos?
- Quais combustíveis têm mais procura na região?
- Há grandes mudanças no cenário econômico que impactam no negócio?
Pesquise a fundo as respostas e não baseie-se apenas na aparência do posto ou seus concorrentes. Apesar da comunicação visual do estabelecimento ser muito importante, ela também pode enganar.
O que olhar antes da compra de posto de gasolina
Depois que você já encontrou as respostas das perguntas acima, é a hora de entrar em contato com os proprietários do posto à venda. Isso porque, estar com essas respostas frescas na memória é a prova que você conhece o mercado e realmente tem interesse no estabelecimento. Por isso, se algum dado for omitido ou escondido de você, desconfie!
Confira alguns pontos que você deve observar:
1. Legislação
É muito importante certificar que o empreendimento está com toda a documentação legal em dia. Isso porque, caso não esteja, a responsabilidade de acertar as contas e pagar os possíveis juros e multas não fica para você.
2. Itens de segurança
Todo posto de gasolina possui itens de segurança que ajudam a manter o empreendimento em dia e seguindo todas as normas obrigatórias.
Por isso, certifique-se que o posto de gasolina à venda possui todos os itens de segurança indispensáveis para o seu funcionamento.
Leia também: Equipamentos para postos de combustível: 10 itens indispensáveis
4. Manutenções de instalações e equipamentos
Antes da venda de posto de gasolina, veja também com atenção todas as manutenções de instalações e equipamentos que já foram feitas ou deverão ser feitas no futuro, além de possíveis trocas e upgrades.
Isso auxilia diretamente na gestão do seu posto de gasolina e na segurança não só dos colaboradores como também dos seus clientes.
5. Concorrência
Um assunto muito importante que deve ser abordado com os proprietários do posto de gasolina à venda é sobre a sua concorrência.
Procure saber como funciona o mercado local e os postos de gasolina que se encontram próximos ao seu negócio de interesse.
Além da resposta que você obtiver, é muito importante contar também com uma pesquisa externa sobre o assunto. Pergunte aos moradores da cidade, pesquise na internet e também em outros estabelecimentos.
6. Posto de gasolina à venda com propriedade ou sem a propriedade?
Outro ponto importante que deve ser alinhado com o proprietário é se o que está à venda é apenas o negócio ou se a propriedade que ele está instalado também faz parte da negociação.
Quando apenas o posto está à venda, normalmente o custo de investimento é menor. Contudo, significa também assumir o contrato de uso da propriedade ou a necessidade firmar um novo contrato.
Agora, se a propriedade já está incluída, o custo de investimento é mais alto. Porém, conta com a vantagem de não haver os custos do contrato de uso da propriedade, dando mais autonomia para o novo proprietário.
7. Viabilidade econômica
Por fim, descubra se o orçamento se enquadra dentro do padrão estabelecido por você e, se não, procure encontrar outras alternativas de arcar com esse custo.
Deixe claro para os proprietários o seu conhecimento e intenção genuína de conhecer melhor o estabelecimento e investir no negócio!
A nossa dica extra é: além da conversa com os proprietários do estabelecimento, entre também em contato com a atual equipe do posto — isto é, os seus funcionários.
Procure saber sobre as dificuldades financeiras, a estratégia comercial utilizada, os serviços prestados e até mesmo o perfil dos clientes do local.
Caso você realmente faça a compra do posto de gasolina, é possível investir nos profissionais que já se esforçaram pelo negócio, ao invés de contratar uma equipe inteiramente nova.
Vale a pena comprar um posto de gasolina à venda?
Agora que você já sabe os primeiros passos para a compra de posto de gasolina e o que olhar antes do processo, é a hora de se perguntar: esse negócio realmente vale a pena?
A primeira grande vantagem de comprar um posto de gasolina à venda é o ganho de tempo. Isso porque você acaba pulando etapas, como a construção da infraestrutura do posto e também a parte burocrática da sua instalação.
Além disso, você passa a lidar com um público já fidelizado que, em muitos casos, pode nem perceber a troca do dono.
A grande questão que vai definir se o posto de gasolina à venda vai fazer sentido para você ou não é o quanto você está por dentro do mercado de combustíveis. Dessa forma, a pesquisa de mercado e todo o conhecimento sobre o processo (citados nos tópicos acima) são essenciais para você entender as necessidades do estabelecimento e como alavancar as vendas!
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