Não é novidade para ninguém que o agronegócio é um dos setores econômicos que mais crescem no mercado de trabalho.
Afinal, o agronegócio envolve uma cadeia de produção alimentar que abrange inúmeros setores, como a agricultura, a pecuária, os postos de combustíveis e todos os demais comércios que consomem os seus produtos.
Diante deste contexto, o desenvolvimento e a adoção de novas tecnologias e parcerias são fundamentais para o crescimento do setor e sua expansão pela economia.
Neste artigo, vamos explicar tudo que engloba o agronegócio e porque investir em parcerias com postos para o setor.
Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura!
Afinal, o que é agronegócio?
Você já parou para pensar por que o agronegócio é tão importante?
Mas, antes de responder a essa pergunta, vamos reforçar o real conceito do termo.
Acompanhe:
Também conhecido como agrobusiness, o agronegócio está relacionado com todas as atividades econômicas ligadas à agropecuária, ao manejo de florestas para comércio e serviços e ao extrativismo vegetal.
Além desses segmentos, o agronegócio se relaciona também com o comércio de produtos para o meio rural, seja ele varejista ou atacadista. Isto é, armazenamento, logística, distribuição e até mesmo o marketing desse comércio também estão relacionados com o agronegócio.
Agora, voltando à pergunta inicial: com vários setores da economia voltados para o agronegócio, deu para perceber o porquê esse setor é tão importante, não é mesmo?
Devido a sua grande complexidade, dizemos, inclusive, que o agronegócio abrange três grandes setores da economia: primário, secundário e terciário.
O primeiro está relacionado à produção rural, seja ela agrícola ou pecuária. O segundo, por outro lado, está ligado às agroindústrias, enquanto o terceiro setor se relaciona diretamente com o comércio.
Confira como funciona o ciclo do agronegócio em todos os setores:
O agronegócio no Brasil
O agronegócio é considerado como um dos propulsores da economia brasileira. Afinal, o setor possui grande participação no mercado no que diz respeito ao número de empregos gerados — e, como consequência, ao aumento da renda do país.
No geral, o país concentra-se em dois tipos de produtos:
- Pequenos e médios produtores: Mini fundiários. Aqui, o predomínio é da agricultura familiar.
- Grandes produtores: Latifundiários, representados por proprietários e arrendatários de grandes extensões de terra.
Independentemente do tipo de produto que você e sua empresa se enquadram, uma coisa é certa: contar com bons maquinários agrícolas é peça fundamental para o crescimento do seu negócio e, definitivamente, um excelente investimento.
Não só no Brasil, como também no mundo, alguns cuidados são fundamentais para manter o agronegócio em crescimento. Confira alguns exemplos:
1. Controle de manutenção de máquinas
Tanto os pequenos e médios produtos quanto os latifundiários possuem maquinários agrícolas para o agronegócio — a única diferença é a quantidade e o investimento nessas peças.
Em todos os casos, a manutenção preventiva garante que os equipamentos trabalhem nas melhores condições possíveis.
Por isso, aumente o controle sobre as suas rotinas de manutenção e veja sua produtividade aumentar ainda mais!
2. Pneus adequados para as máquinas
Como já citamos neste artigo, o agronegócio está relacionado com o solo, a agropecuária ao manejo das florestas. Dessa forma, investir em pneus adequados é primordial para que o negócio continue em crescimento.
Leve em consideração o solo, o custo-benefício e a economia para a escolha dos pneus do maquinário.
3. Parceria com postos de combustíveis
Parcerias no mercado de trabalho são fundamentais e, em grande parte dos casos, sinônimo de crescimento!
O uso de maquinários agrícolas e demais veículos para o agronegócio são fundamentais para agilizar a produção e circulação de produtos.
No Brasil, são disponibilizados dois tipos de combustíveis utilizados nas máquinas agrícolas: o diesel S10 (10ppm) e o S500 em misturas mínima de 10% de biodiesel (B100).
Essa geração de energia é um fator que exige bastante atenção para todo o agronegócio, visto que o produto comanda toda operação logística, independentemente do meio de transporte.
A notícia boa é que a Watt é uma parceira para as frotas de veículos e oferece os combustíveis , incluindo diesel para maquinário agrícola, necessários para abastecer a sua frota. Reforçamos que nossa bandeira não utiliza diesel de origem animal mantendo nosso compromisso com a conservação do meio ambiente
Preços competitivos no mercado e tecnologia de ponta são alguns dos nossos diferenciais e que fazem a nossa energia render MAIS!
Leia também: Bandeira de posto de gasolina: saiba como escolher a ideal
Conheça a energia que rende MAIS!
Produtos de melhor qualidade, preços competitivos, combustível legalmente e tributariamente seguros no mercado e relacionamento transparente com o cliente — tudo isso faz parte do que é ser Watt.
Como você já percebeu, o agronegócio é um dos setores que mais crescem no país e estamos aqui para alavancar ainda mais a sua empresa com parcerias e projetos ideais para a sua realidade.
Gostou? Então, fale agora mesmo com a nossa equipe e conheça de perto a energia que rende MAIS!